Calendario IPVA 2024

Fruta queridinha do Brasil, laranja era usada para prevenir doença em marinheiros

Por Redação em 24/02/2024 às 11:19:39
Podcast 'De onde vem o que eu como' conta outras curiosidades sobre a maçã, a melancia e a laranja. Durante longas viagens da Ásia à Europa, era comum marinheiros que viajavam por muitos meses desenvolvessem escorbuto.

Escorbuto é uma doença que provoca problemas nas articulações, inchaços, perda de dentes, hemorragias e machucados que não cicatrizam. E por isso, os marinheiros levavam a laranja como fonte de vitamina C, que ajudava a prevenir a doença.

Nesta semana, o podcast De onde vem o que eu como explorou como essas três frutas, que não são brasileiras, se tornaram as queridinhas no Brasil.

O episódio também informa quais estados mais produzem a maçã, a melancia e a laranja.

O podcast 'De onde vem o que eu como' traz curiosidades sobre a maçã, laranja e a melancia.

Floh Keitgen/Sheraz Shaikh/Matheus Cenali - Unsplash

Laranja: Sendo a segunda fruta mais consumida do país, seu suco melhora a microbiota, bactérias do bem que ficam no intestino. Ela também é rica em vitamina C, que reforça as defesas do organismo contra doenças, entre elas a gripe.

Melancia: Terceira colocada no gosto dos brasileiros, a fruta é composta por 90% de água e, por isso, colabora na hidratação que ajuda a prevenir a formação de pedra no rim. E ainda contém minerais e 19 vitaminas, entre elas as vitaminas A e C.

"A melancia tem uma característica muito interessante que é a sua cor, o seu pigmento. Esse pigmento avermelhado é muito interessante porque ele tem licopeno, que é um componente bioativo antioxidante", explica o nutrólogo Durval Ribas Filho.

Maçã: A quarta colocada é rica em fibras, vitamina C e minerais como o potássio, fósforo e magnésio. Tem uma intensa atividade antioxidante e ajuda a proteger o corpo dos radicais livres.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023