Calendario IPVA 2024

Médico e escritor membro da Academia Mato-Grossense de Letras morre após complicações em cirurgia

Por Redação em 21/02/2024 às 11:10:07

O médico, poeta e escritor membro da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), Ivens Cuiabano Scaff, morreu aos 72 anos, após complicações em uma cirurgia, na madrugada desta quarta-feira (21), em um hospital de Brasília (DF). O poeta lutava contra um câncer de fígado.

A AML emitiu uma nota de pesar lamentando a morte do poeta.

"A Academia Mato-grossense de Letras lamenta profundamente o falecimento de Ivens Cuiabano Scaff, titular da cadeira 7, há mais de 10 anos. A obra de Ivens Scaff é uma referência poética para gerações de admiradores e estudiosos de literatura. Seu trabalho é atualmente objeto de estudo nos cursos de graduação e pós-graduação de diversas universidades públicas", diz trecho da nota.

Em entrevista ao g1, a escritora Marta Helena Cocco, que também é membro da Academia Mato-Grossense de Letras, descreveu o colega como uma pessoa amorosa e generosa.

"Jamais passou pela minha cabeça falar sobre o Ivens nesta circunstância. Ivens foi o primeiro escritor que conheci em Mato Grosso, foi ele que me abriu os caminhos para a publicação do meu primeiro livro aqui. Ele transbordava de amor por Cuiabá, pela natureza, pelas pessoas, pela literatura", disse Marta

Nascido em 1951 na capital mato-grossense, Ivens formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez sua pós-graduação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No cenário cultural do estado, Scaff contribuiu significativamente com a literatura e poesia cuiabana. Dentre as obras publicadas por ele, pelo menos a metade tem temática infanto-juvenil, como "Uma maneira simples de voar" e "O papagaio besteirento e a velha cabulosa".

Na poesia, o autor destacou-se pela abordagem regional e referências a Cuiabá, como em "Mil mangueiras" e "Kyvaverá".

No ramo da medicina, o profissional ganhou destaque sendo um dos precursores na implantação do tratamento de infectados pelo vírus HIV e se tornou referência na área de infectologia.

O velório será realizado em Cuiabá, mas as informações sobre o local e o horário ainda não foram divulgadas pela família.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023