Calendario IPVA 2024

Ex-CGU atacou relatório sobre urnas em reunião com Bolsonaro, mas parecer atestou confiabilidade do sistema de votação

Por Redação em 13/02/2024 às 12:05:04
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O ex-ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner RosĂĄrio, que estava na reunião de julho de 2022 com o então presidente Jair Bolsonaro (PL) e parte do primeiro escalão do governo, atacou um relatório que estava em andamento na CGU e que atestou a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Na reunião, gravada em vĂ­deo, o então chefe da CGU contou que recebeu o relatório e, apesar de dizer que não entendeu o conteĂșdo, afirmou que o documento estava "horrĂ­vel".

"Presidente, um ponto importante. Vou concordar com o que general falou. Eu recebi o relatório da Ășltima fiscalização da CGU, e eu não tive coragem de olhar [...] Estava horrĂ­vel, uma merda, não falava nada com nada. [...] . Por que que esse relatório não fala nada com nada? Não entendi nada", disse RosĂĄrio no encontro.

A gravação da reunião entre Bolsonaro e seus ministros se tornou um dos principais materiais de investigação da PolĂ­cia Federal sobre a tentativa de um golpe de Estado. O sigilo do vĂ­deo foi retirado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A reunião ocorreu em 5 de julho de 2022, quando o relatório da CGU estava em andamento. O parecer foi finalizado em dezembro do mesmo ano.

A Bolsonaro, RosĂĄrio apontou questões técnicas como obstĂĄculos do relatório, que seguia na direção de atestar a confiabilidade das urnas.

" Eu não entendi nada do relatório. (inaudĂ­vel) A forma como foi montado não permite uma fiscalização propriamente dita. Vou dar um exemplo: o sistema que faz a segurança da urna ele estĂĄ numa linguagem que na CGU não tenho nenhum especialista. Mesmo que eu queira auditar, eu não vou conseguir. Ele tem 20 milhões de linha de programação. São 20 milhões de linhas. Então imagina aĂ­ o tempo que a gente necessitaria para auditar isso. Talvez no meio dessas linhas tenha algum tipo de problema".

Apesar da fala do então ministro, nenhum problema foi apontado pelo relatório. O blog teve acesso ao parecer que estava em elaboração na data da reunião e ficou pronto em dezembro de 2022.

O parecer conclui que não hĂĄ nenhum problema com as urnas: "No âmbito de atuação da CGU como entidade fiscalizadora, considerando o escopo de ação definido pela Controladoria e os instrumentos de fiscalização disponĂ­veis na Resolução TSE nÂș 23.673/2021, não foram verificadas inconsistĂȘncias no sistema eletrônico de votação entre as situações previstas e as verificadas pelas equipes".

A CGU tratou com normalidade o fato de sistema ter quase 20 milhões de linhas de códigos. "Os referidos sistemas são desenvolvidos em diversas linguagens de programação, incluindo linguagens em nĂ­vel de mĂĄquina, totalizando quase 20 milhões de linhas de código", diz trecho do documento.

Segundo a atual gestão da CGU, o relatório não foi publicado e não teve transparĂȘncia sob o comando de RosĂĄrio. A existĂȘncia desse parecer só foi descoberta em 2023, na administração do ministro Vinicius de Carvalho, quando houve pedido de acesso ao documento via Lei de Acesso à Informação.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023