Calendario IPVA 2024

Consumo de energia aumentou 3,7% em 2023, com ondas de calor e aumento da atividade econômica

Por Redação em 01/02/2024 às 19:04:06
O consumo de energia elétrica aumentou 3,7% em 2023, na comparação com o ano anterior. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e foram divulgados nesta quinta-feira (1º).

Segundo a CCEE, a alta foi impulsionada pelas ondas de calor e o aumento no mercado livre de energia – onde estão grandes empresas, que podem negociar a compra de energia direto com o comercializador ou produtor.

"As ondas de calor que atravessaram o país no segundo semestre e o bom desempenho de alguns setores da economia foram os principais fatores para o aumento", diz a CCEE em nota.

O consumo residencial e de pequenas empresas aumentou 2,5%. Nesse mercado, chamado de "cativo", as pessoas e as empresas só podem comprar energia da distribuidora local.

"O uso mais intenso de eletrodomésticos como ventiladores e ar-condicionado alavancou a demanda, especialmente nos últimos meses do ano, quando as temperaturas bateram recorde em boa parte do país", afirma a Câmara de Comercialização.

Consumo de energia com ventiladores e ar-condicionado aumentou especialmente no fim do ano.

No mercado livre, o aumento no consumo foi de 5,9%, puxado pelo desempenho de setores como metalurgia, serviços e comércio. A CCEE também aponta que migração do mercado cativo para o mercado livre influenciou o resultado.

De acordo com a entidade, o crescimento de consumo no mercado livre está associado aos seguintes fatores:

maior atividade em alguns setores produtivos;

novas empresas aderindo ao mercado livre;

impacto do calor em setores como comércio e serviços, que também precisaram usar mais os equipamentos de refrigeração.

Recordes sucessivos

O aumento da demanda por energia já havia sido sinalizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em seus relatórios diários.

Em novembro, a onda de calor que atingiu a maior parte do Brasil fez com que a demanda por energia batesse recordes consecutivos, atingindo mais de 101 GW (gigawatts) em momentos de pico.

Com a onda de calor, houve maior demanda por energia, com uso de ares-condicionados, ventiladores e outros eletrodomésticos, por exemplo.

Ondas de calor são comuns no período de transição entre a primavera e o verão. No entanto, na avaliação de especialistas, o fenômeno climático El Niño e o aquecimento global intensificaram o aumento nas temperaturas.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023