Calendario IPVA 2024

Biden diz que EUA vão responder à morte de soldados na Jordânia; Irã nega envolvimento

Por Redação em 29/01/2024 às 09:49:58

O presidente Joe Biden afirmou que os Estados Unidos vai responder ao ataque com drones na Jordânia que matou trĂȘs militares americanos e feriu mais de 30. "Vamos responder. O coração dos Estados Unidos estĂĄ entristecido. À noite, trĂȘs militares americanos morreram e vĂĄrios ficaram feridos, em um ataque com drones contra nossas forças baseadas no nordeste da Jordânia, perto da fronteira com a SĂ­ria", disse Biden durante uma visita ao estado da Carolina do Sul. "Sabemos que foi realizado por grupos combatentes radicais apoiados pelo Irã que operam na SĂ­ria e no Iraque. Não tenha nenhuma dĂșvida: faremos que os responsĂĄveis prestem contas, quando e como consideramos conveniente", acrescentou.

Esta foi a primeira vez que soldados americanos morreram no Oriente Médio desde o inĂ­cio da guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, em 7 de outubro. A situação amplia os temores de uma escalada de tensões do conflito latente entre Israel e Irã como pano de fundo. Contudo, nesta segunda-feira, 29, o Teerã negou qualquer responsabilidade sobre o atentado. Por meio de sua representação permanente na ONU, o governo iraniano disse que "não tem nenhum vĂ­nculo nem nada a ver com o ataque à base americana" e atribuiu a um "conflito entre Estados Unidos e os grupos de resistĂȘncia da região".

O governo iraquiano pediu "fim à espiral de violĂȘncia" e se declarou disposto a ajudar "na elaboração de regras de compromisso fundamentais para evitar novas repercussões na região e impedir que o conflito se estenda". O Comando Central (Centcom) americano informou que um ataque atingiu uma base de apoio logĂ­stico localizada Torre 22, no nordeste da Jordânia, e feriu ao menos 34 membros do serviço – oito deles precisaram ser retirados do paĂ­s. A base tem quase 350 integrantes do Exército e da Força Aérea americana que realizam "uma série de funções cruciais de apoio", entre outras, para a coalizão internacional contra o grupo extremista Estado Islâmico.

*Com informações da AFP

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023