Calendario IPVA 2024

Fávaro diz que conversou com Haddad sobre orçamento para prorrogar dívidas do agro

Por Redação em 21/01/2024 às 10:08:11

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que já conversou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a necessidade de orçamento para prorrogar as dívidas de investimentos de produtores que tiverem problemas com a safra neste ano.

"Temos uma quebra histórica na safra mato-grossense, algo nunca visto nesses 40 anos que estou aqui em Mato Grosso, mas já estamos tomando medidas importantes. Determinei à equipe, ao secretário de Política Agrícola, Neri Geller, que começasse já as reuniões com o setor e já estou fazendo interlocuções com o ministro Fernando Haddad na busca para achar espaço orçamentário para prorrogação dos investimentos que vencem no ano de 2024 daqueles produtores que tiverem problemas com as suas safras", disse Fávaro.

A prorrogação das dívidas deve gerar custos ao Tesouro Nacional por conta das linhas que recebem subvenção da União no Plano Safra, mas os valores ainda não foram informados. Pode haver necessidade de aporte extra de recursos para não comprometer o orçamento reservado para este ano para a equalização de juros de novas contratações, fonte que tem sido usada para bancar essas renegociações.

A Globo Rural mostrou que agentes do mercado financeiro estimam, de maneira informal, que as parcelas de investimentos com vencimento em 2024 e que potencialmente poderiam ser prorrogadas em função de quebras na safra, principalmente no Centro-Oeste, somam cerca de R$ 20 bilhões. O governo não confirma este número.

Fonte: GR

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023