Calendario IPVA 2024

Câmara de Barra do Garças revoluciona o cenário legislativo com avanços audaciosos e modernização sem precedentes

Por Redação em 13/12/2023 às 14:20:32
A instituição já tem feito avanços significativos para alcançar a meta de zerar o uso de papel em 2024

A Câmara Municipal de Barra do Garças, sob a gestão do presidente Zé Gota (PSDB), deu mais um passo importante rumo à modernização tecnológica ao implantar soluções de transformação digital e de sustentabilidade.

Neste mês, foi firmado um termo de parceria com a empresa OSCIP Construa o Amanhã, que realiza coleta de papel para a produção de papelão, promovendo a economia circular e reduzindo o impacto ambiental.

Atualmente, a instituição já tem feito avanços significativos para alcançar a meta de zerar o uso de papel em 2024. Neste primeiro momento, os documentos que estão sendo eliminados são considerados duplicatas, ou seja, documentos sem validade comprobatória das atividades legislativas. Essa medida é prevista pela Resolução n. º 054/2023, de 28 de novembro de 2023, baseada nas orientações do Arquivo Nacional.

O presidente Zé Gota destacou a importância dessa medida. "Queremos criar novas soluções para o ciclo desse material duplicado sem prejudicar o meio ambiente. No próximo ano, todos os nossos documentos serão arquivos digitais e precisamos criar soluções eficientes.

Ramyze Uchôa, arquivista da instituição e presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CEPAD), destacou os próximos passos. "Em 2024, já teremos a tabela de temporalidade, que coloca o prazo de guarda dos documentos legislativos nas fases de arquivamento. Os documentos serão avaliados para determinar o tempo de guarda, que vai desde a fase corrente até a guarda permanente", explicou.

O presidente Zé Gota enfatizou o compromisso da sua gestão. "O nosso compromisso é tornar essa instituição referência no estado, promovendo mudanças efetivas que colaboram para um ganho coletivo e social", explicou o parlamentar.

Novas empresas interessadas em firmar termo de parceria para o recolhimento de papel e garrafa PET podem procurar o setor de arquivo de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Fonte: Redação

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023