Calendario IPVA 2024

Governador de Hainan propõe parceria com MT para intercâmbio de tecnologia e desenvolvimento

Por Redação em 09/11/2023 às 11:34:17

O governador de Hainan, Liu Xiaoming, na China, propôs parcerias com Mato Grosso para melhorar o intercâmbio e troca de experiências no setor de agricultura e tecnologia, com foco no desenvolvimento dos dois estados.

Entre os termos de cooperação que deverá ser assinado está a melhoria da qualidade e produtividade dos produtos da agropecuária. "Acho que uma cooperação entre os dois estados poderá beneficiar o nosso povo é estreitar as relações", destacou o governador.

Para que os investimentos possam acontecer, o governador Mauro Mendes destacou o secretário de Desenvolvimento Economico, César Miranda, para ser o "ponto focal", entre o Governo de Mato Grosso e Hainan. Além dele, também foram escolhidos pelo governador os presidentes da Aprosoja, Fernando Cadore, e da Famato, Vilmondes Tomain.

"Nós queremos firmar essa parceria, porque entendemos que isso irá beneficiar o nosso estado, pois poderá agregar tecnologias e ajudar os nossos produtores, principalmente o médio e o pequeno", ressaltou Mauro Mendes.

O governador ainda destacou que o Estado tem interesse em fazer parcerias para irrigação e armazenagem. "Nosso principal problema hoje é na armazenagem dos grãos, mais de 50 milhões de toneladas precisam de armazenagem. É fundamental construir mais silos e garantir isso aos pequenos. Vamos construir essa solução com o governo chinês", reforçou.

A reunião foi acompanhada pela primeira-dama Virginia Mendes, a filha do casal, Ana Mendes, os secretários César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação) e César Roveri (Segurança Pública), a assessora internacional Rita Chiletto e o ajudante de ordens Ricardo Mendes.

Os deputados estaduais Beto Dois a Um e Diego Guimarães, além de entidades como a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Associação de Criadores de Suínos (Acrismat), Associação de Produtores de Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), Associação de Produtores de Sementes (Aprosmat), Famato, e Sebrae também compõem a comitiva.


Fonte: Secom-MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023