Calendario IPVA 2024

"Mato Grosso tem uma posição única para trazer a imagem do Brasil aqui para a China", afirma cônsul do Brasil

Por Redação em 07/11/2023 às 10:00:27

O cônsul do Brasil na China para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Roberto de Andrade Filho, enfatizou o papel único que o mercado mato-grossense tem no mercado chinês.

O reconhecimento ocorreu durante a inauguração do estande de Mato Grosso na 6ª edição da China International Import Expo (CIIE), uma das maiores feiras comerciais da China e que reúne representantes do mundo todo em Shanghai em busca de oportunidades no mercado asiático.

"Mato Grosso não é só um grande ator na produção de alimentos, mas está cada vez mais incorporando inovação, qualidade e sustentabilidade. É o Estado que tem uma posição única para trazer a imagem do Brasil aqui na China com uma pegada sustentável", afirmou.

O cônsul destacou a importância do estado para a consolidação da cooperação Brasil-China.

"Vocês são um estado campeão em biodiversidade, em indústria pujante e em uma série de setores. Tudo isso agrega um valor muito importante, não só para o comércio que Mato Grosso tem com a China, mas para o Brasil como um todo", finalizou.

O governador Mauro Mendes ressaltou o compromisso de expandir essa parceria e explorar novas oportunidades de comércio com a China, tendo em vista que Mato Grosso é um dos principais fornecedores de produtos agrícolas e pecuários para o mercado asiático.

"Mato Grosso exporta grande parte do que produz para a China e queremos ampliar a nossa cooperação também fazendo comércio com importantes produtos e tecnologias que o mercado chinês dispõe", declarou Mauro, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes.

Representantes mato-grossenses

Além da comitiva do Governo do Estado de Mato Grosso, representantes do setor produtivo e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) estão na China para fortalecer os laços com o mercado asiático.

O deputado estadual Beto Dois A Um elogiou a cooperação entre o setor produtivo, o Governo do Estado e a ALMT. "É um orgulho muito grande fazer parte dessa caravana junto com o governador Mauro Mendes para que a gente possa fortalecer a imagem de Mato Grosso, que preserva o meio ambiente e que produz de uma forma gigantesca".

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, destacou a importância do acordo Brasil-China para viabilizar a importação e exportação de produtos mato-grossenses para a Ásia.

"Hoje assinamos um memorando que vai viabilizar tanto a importação como a exportação transacional entre os empresários mato-grossenses e a China. É um momento histórico para a Federação poder participar desse momento".

A diretora do Sebrae em Mato Grosso, Lélia Brun, elogiou a colaboração entre Governo e terceiro setor no evento. "Essa parceria com o governo nos permitiu unir a área de serviços, comércio, indústria e agricultura. É muito importante promover esse grande ecossistema de desenvolvimento para o nosso Mato Grosso", disse.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, ressaltou a importância das relações internacionais, especialmente com a China, um grande importador dos produtos mato-grossenses. "É uma oportunidade de mostrar que o Brasil, principalmente Mato Grosso, consegue atender à crescente demanda de alimentos no mundo com respeito ao meio ambiente, algo que não se vê em nenhum outro lugar".

Fonte: Secom-MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023