Calendario IPVA 2024

MPF passa a investigar suspeita de segundo sistema ilegal de espionagem da Abin

Por Redação em 01/11/2023 às 09:18:29
O Ministério PĂșblico Federal de Minas Gerais passou a investigar a suspeita de um segundo sistema ilegal de espionagem na AgĂȘncia Brasileira de InteligĂȘncia (Abin). Trata-se de um sistema para invasão em massa de computadores.

A decisão de incluir esse segundo sistema nas investigações jĂĄ em andamento no Ministério PĂșblico foi do procurador Carlos Bruno Ferreira da Silva.

No despacho, o procurador cita que passarĂĄ a investigar o possĂ­vel uso ilegal desse segundo sistema por ser tema conexo ao objeto da investigação, que é o rastreamento , pela Abin, da localização de pessoas – de forma ilegal, sem autorização da Justiça.

A suspeita de que hĂĄ um sistema ilegal na Abin de invasão em massa de computadores estĂĄ sendo apurada pela PF e foi revelada pelo apresentador da Globonews, Cesar Tralli.

Os investigadores encontraram no material recolhido - e sob anĂĄlise - outros dispositivos invasivos, que estavam sendo utilizados para invasão em massa de computadores, de acordo com apuração do jornalista César Tralli, da TV Globo e GloboNews.

A ferramenta de invasão por meio de um malware (software que causa danos) acessa todo o conteĂșdo dos computadores, segundo fontes. A intrusão clandestina pode se dar via disparo de um e-mail, por uma mensagem de texto, por WhatsApp web, por exemplo, e por acesso fĂ­sico ao computador (pen drive), alvo de espionagem.

A vĂ­tima infectada não sabe que a invasão ocorreu. E imediatamente todo conteĂșdo do computador passa a ser acessado pelos espiões.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023