Calendario IPVA 2024

Lula reúne líderes partidários na Câmara e ministros para discutir votações prioritárias no Congresso

Por Redação em 31/10/2023 às 10:46:23
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu na manhã desta terça-feira (31) ministros, líderes de partidos da Câmara dos Deputados e presidentes de legendas aliadas para discutir as prioridades de votações do governo até o final deste ano.

A reunião do chamado Conselho Político da Coalizão foi realizada no Palácio do Planalto. Foi o primeiro encontro da base aliada do presidente no governo e no Congresso após PP e Republicanos assumirem ministérios.

Para ampliar sua base parlamentar, Lula acertou com partidos do Centrão as nomeações dos deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) no comando dos ministérios do Esporte e de Portos e Aeroportos, respectivamente.

Na semana passada, ainda nas negociações com o Centrão, Lula demitiu Maria Rita Serrano da presidência da Caixa e nomeou no lugar Carlos Fernandes – indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Na última sexta, o presidente justificou as trocas ao afirmar que os partidos do Centrão podem lhe entregar cem votos na Câmara.

Em busca de arrecadação

Entre os temas da reunião, segundo o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), estão projetos que aumentam a arrecadação do governo.

O encontro ocorreu quatro dias depois de Lula afirmar que 'dificilmente' o país alcançará em 2024 o déficit zero das contas do governo federal.

O déficit zero foi proposto por Lula ao Congresso e tem sido defendido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que na segunda-feira (30) esquivou-se de responder se o governo vai modificar a previsão de meta de déficit zero em 2024.

Segundo integrantes do Planalto, a reunião deve debater três eixos centrais: economia, área social e transição ecológica.

Na área econômica, o governo deve pedir o empenho dos líderes para aprovação de projetos como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a reforma tributária.

Nas outras áreas, o governo também deve pedir apoio para aprovação de projetos como o margo regulatório de fomento à cultura; políticas para a população em situação de rua; e a regulamentação do mercado de crédito de carbono.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023