Calendario IPVA 2024

Aneel permite que 246 usinas de energia renovável desfaçam contratos sem pagamentos de multas

Medida abriu espaço para outros empreendimentos escoarem energia no sistema de transmissão, que tem capacidade limitada.

Por Redação em 15/10/2023 às 04:20:51
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Medida abriu espaço para outros empreendimentos escoarem energia no sistema de transmissão, que tem capacidade limitada. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permitiu que 246 usinas de energia renovável desfizessem os seus contratos de uso do sistema sem serem multadas. A informação é do diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, em entrevista ao g1.

Resultado do "dia do perdão", aprovado pela Aneel em julho, a medida tem o objetivo de abrir espaço para outros empreendimentos escoarem energia no sistema de transmissão, que tem capacidade limitada.

Por causa do prazo até março de 2022 para apresentar projetos e manter subsídios, várias empresas fizeram pedidos de construção de usinas à Aneel. No entanto, muitos deles não tinham viabilidade, estavam atrasados ou sequer haviam iniciado as obras (entenda mais abaixo).

"A Aneel fez uma regra de excepcionalidade para permitir que quem não tivesse o compromisso firme de entregar os projetos desistisse, de forma a liberar margem para aqueles que seguramente querem fazer os projetos", declarou Feitosa.

A maior parte dessas usinas são de energia eólica e solar e foram projetadas para fornecer energia no mercado livre -- forma de comercialização em que os consumidores podem comprar de qualquer fornecedor a preços negociados. O mercado livre será ampliado a partir de janeiro de 2024.

As 246 usinas agraciadas no "dia do perdão" representariam 9,9 GW (gigawatts) de potência. Para comparação, toda a matriz elétrica brasileira tem 181,6 GW de potência.

Além delas, outros 66 empreendimentos, no total de 2,4 GW, adiaram seus cronogramas para entrar em operação.

"Há um conjunto ainda de empreendimentos que precisam de margem de escoamento? É possível que sim. Mas temos a convicção de que fizemos o que era possível, porque há uma questão física aqui. Não dá para colocar mais projetos, [por causa] da capacidade de rede, então temos que agora fazer a nossa obrigação junto às empresas que venceram os leilões, que é assegurar o cumprimento dos cronogramas e eventualmente até antecipá-los", completou Feitosa.

Brasil bate recorde em produção de energia renovável

Usinas tentavam manter subsídios

Desde 2021, uma mudança na concessão de subsídios a usinas de energia renovável levou a uma "corrida" para apresentar projetos à Aneel.

Segundo a regra, os subsídios nas tarifas que usinas pagam para se conectar ao sistema só poderiam ser aplicados a projetos apresentados até março de 2022. Após o prazo, os descontos passaram a ser reduzidos progressivamente, de acordo com um cronograma definido em lei.

Leia também:

País tem 1 mil projetos de energia renovável autorizados, mas sem garantia de conexão no sistema elétrico

Aneel cria 'dia do perdão' e permite rescisão de contratos de energia renovável sem multas

Governo estuda reduzir valor que consumidores pagam para subsídios no setor de energia, diz ministro

Em uma espécie de flexibilização, em dezembro de 2021, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) editou um decreto que fez com que a Aneel deixasse de exigir um documento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O parecer comprova a possibilidade de conexão da futura usina ao sistema de transmissão nacional.

Isso intensificou a chamada "corrida ao ouro" para obter as permissões de geração, principalmente de usinas de energia solar e eólica.

Algumas dessas usinas conseguiram o parecer e assinaram os contratos de uso do sistema com o ONS. Contudo, estavam com o cronograma atrasado ou sequer haviam começado a construção.

O problema é que, com os contratos assinados, essas usinas estavam criando uma "reserva" no sistema. Para abrir espaço para outros empreendimentos, a Aneel decidiu permitir que os contratos fossem desfeitos.

Fila de usinas sem contratos

Há, contudo, mais de 1.000 projetos sem contratos assinados e que não foram atendidos pelo "dia do perdão". Ao g1, o diretor-geral da Aneel disse que esses casos serão analisados individualmente.

Sem conexão ao sistema de transmissão, não é possível escoar a energia produzida para outras localidades.

"Cada situação de atraso será avaliada aqui pela fiscalização, que poderá ou não concordar com o atraso, eventualmente aplicar alguma penalidade ou propor alguma alteração do cronograma. Nós teremos que olhar caso a caso", afirmou.

De acordo com Feitosa, o decreto de 2021 deixava claro que a obrigação de conseguir o contrato era da empresa. "Não conseguir a conexão é um risco próprio. Então, o que a gente entende é que essa é a regra do jogo", declarou.

O diretor-geral afirma que cabe ao agente tratar com o ONS sobre a possibilidade de conexão à rede de transmissão nacional. Mas a usina também tem um prazo a cumprir junto à Aneel para apresentar o contrato e entrar em operação, o que vai ser avaliado pela fiscalização da agência.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023