Calendario IPVA 2024

'Foi um crime bárbaro e a gente quer apuração', diz Sâmia sobre a morte do irmão: 'Era a pessoa mais linda do mundo'

.

Por Redação em 05/10/2023 às 14:35:19
Diego Ralf Bomfim, de 35 anos, está entre os três profissionais que foram mortos na Barra da Tijuca na madrugada desta quinta (5). Ortopedista foi residente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Deputada Sâmia Bonfim (PSOL) e o marido, Glauber Braga (PSOL), desembarcam em Presidente Prudente nesta quinta-feira (5), após a morte do irmão de Sâmia ser assassinado no Rio de Janeiro.

Reprodução/TV Globo

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) classificou o assassinato do irmão e de outros dois médicos no Rio como um "crime bárbaro" e afirmou que já entrou em contato com o Ministério da Justiça para acompanhar a investigação.

"Foi um crime bárbaro e a gente quer apuração. A gente já entrou em contato com o Ministério da Justiça para que a Polícia Federal possa acompanhar a apuração desse crime. E a gente espera que tenha resposta o mais rápido possível".

Deputada Sâmia Bonfim (PSOL) e o marido Glauber Braga (PSOL) desembarcam em Presidente Prudente nesta quinta-feira (5), após a morte do irmão de Sâmia ser assassinado no Rio de Janeiro.

Reprodução/TV Globo

Muito emocionada, a parlamentar chegou na cidade de Presidente Prudente, onde moram seus pais, no interior de São Paulo, no início da tarde desta quinta (5).

Em entrevista à TV Globo, ela falou sobre a relação com o irmão.

"Era a pessoa mais linda do mundo. Íntegro, inteligente, dedicado. Absolutamente carinhoso com todo mundo. Nunca fez mal pra ninguém. Pelo contrário, ele só orgulhava a nossa família."

Ela também destacou a luta da família para ajudar Diego a conquistar o diploma de médico.

"Foi muito difícil para os meus pais conseguirem formá-lo como médico. Foi um orgulho grande para a nossa família. Foi bolsista na faculdade, conseguiu chegar muito, muito longe. E é absolutamente injusto e cruel tudo que aconteceu com ele, com a nossa família e os nossos pais".

Diego Bomfim, médico ortopedista e irmão da deputada Sâmia Bomfim

Reprodução/Redes sociais

O irmão de Sâmia chegou a ser socorrido ao Hospital Lourenço Jorge, mas não resistiu aos ferimentos. Outros dois médicos foram mortos e um terceiro ficou ferido e está internado.

Diego foi residente no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e era especialista em reconstrução óssea.

Nas redes sociais, ele postava fotos sobre a rotina de trabalho e viagens com a família.

Diego Bomfim com a família em publicação no perfil do médico no Instagram

Reprodução/Instagram/@dr.diegobomfim

Leia mais:

Médicos de SP são mortos a tiros em quiosque na Barra da Tijuca

Criminosos que mataram médicos na Barra atiraram pelo menos 20 vezes

VÍDEO: criminosos matam três médicos em quiosque na Barra da Tijuca

Em nota, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP lamentou as mortes e prestou condolências às famílias.

"O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP recebeu com consternação a notícia do falecimento de Marcos de Andrade Corsato, médico assistente dedicado e atuante do grupo de Tornozelo e Pé da instituição, bem como dos ex residentes Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida. O IOT- HCFMUSP estende as condolências aos familiares e amigos."

Entidades médicas, o presidente Lula, ministros, governadores e outros políticos também lamentaram as mortes e cobraram investigação do caso.

O crime ocorreu na madrugada desta quinta-feira (5). Eles estavam na cidade para participar de um congresso internacional de ortopedia.

A Polícia Civil do RJ acredita em execução, já que nada foi levado, e os criminosos chegaram atirando.

Montagem com fotos dos médicos assassinados na Barra da Tijuca: Diego Ralf de Souza Bomfim, Marcos de Andrade Cosato e Perseu Ribeiro Almeida

Montagem/g1

Veja abaixo quem são as vítimas:

Daniel Sonnewend Proença, 32 anos. Formado pela Faculdade de Medicina de Marília em 2016, é especialista em cirurgia ortopédica. Foi levado com vida para o Hospital Municipal Lourenço Jorge com pelo menos 3 tiros e seria transferido para uma unidade particular;

Diego Ralf Bomfim, 35 anos. Irmão da deputada federal Sâmia Bomfim. Especialista em Reconstrução Óssea pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Morreu no Hospital Lourenço Jorge;

Marcos de Andrade Corsato, 62 anos. Médico assistente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Fazia parte do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês de SP. Morreu na hora;

Perseu Ribeiro Almeida, 33 anos. Morava em Jequié, no sudoeste da Bahia, e trabalhava em Ipiaú, no sul do estado. Era especialista em cirurgia do pé e tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Fez aniversário na terça (3). Morreu na hora.

Três mortos e um ferido em quiosque no Rio de Janeiro

Como foi o ataque

Os ortopedistas estavam hospedados no Hotel Windsor, na Avenida Lúcio Costa, que sedia a partir desta quinta-feira o 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo.

No início da madrugada, os 4 estavam em um quiosque na frente do hotel. Às 0h59, um carro branco parou, e 3 homens de preto e armados de pistolas desembarcaram e abriram fogo à queima-roupa.

Foram pelo menos 20 disparos. Um dos bandidos ainda voltou para atirar mais em um dos médicos que tentava se refugiar atrás do quiosque.

Agentes do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) chegaram a efetuar buscas, mas ninguém foi preso.

Mapa mostra onde médicos foram assassinados no Rio

Editoria de Arte g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023