Calendario IPVA 2024

Em voto em julgamento sobre atos golpistas, Mendonça dá tom de teorias de "zap" bolsonarista

.

Por Redação em 14/09/2023 às 16:57:16
Nos bastidores, ministros do STF se dizem indignados com a argumentação de Mendonça, que atribuiu ao Ministério da Justiça a eventual responsabilidade pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Mendonça e Moraes batem boca sobre atuação do Ministério da Justiça no 8 de janeiro

Em seu voto no julgamento do primeiro réu envolvido nos atos golpistas de 8 de janeiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça usou argumentos semelhantes àqueles que tem sido reproduzidos e defendidos por apoiadores e ex-integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PL) nos últimos meses.

Em vários momentos, na avaliação de ministros do STF ouvidos pelo blog, o discurso de Mendonça se aproximou daquele de mensagens de "zap" de grupos bolsonaristas, quando questionados do motivo pelo qual o ex-presidente não agiu para tentar desmobilizar os acampamentos golpistas em frente a quartéis do país.

Nos bastidores, ministros do STF se dizem indignados com a argumentação de Mendonça, que atribuiu ao Ministério da Justiça a eventual responsabilidade pelos acontecimentos de 8 de janeiro – na visão deles, o voto é uma espécie de preparação de terreno para o julgamento de uma eventual denúncia contra Bolsonaro.

André Mendonça e Bolsonaro em foto de abril de 2020.

Carolina Antunes/PR

Um integrante do Judiciário disse ao blog, inclusive, que Mendonça ''parecia advogado de defesa" de Bolsonaro – vale lembrar que Mendonça, hoje no Supremo, foi ministro da Justiça do ex-presidente.

A expectativa entre investigadores que atuam na apuração dos atos golpistas é de que qualquer denúncia sobre participação de Bolsonaro nos atos golpistas só ocorra após a troca na Procuradoria-Geral da República (PGR), com a saída de Augusto Aras.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023