Calendario IPVA 2024

Brasil e Cuba assinam acordo de troca de informações uma semana antes de viagem de Lula ao país

Faltando uma semana para a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Cuba, o governo brasileiro e a nação cubana expressaram a intenção de ampliar a colaboração no comércio exterior por meio da troca de informações e outros temas.

Por Redação em 08/09/2023 às 21:19:09
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Faltando uma semana para a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Cuba, o governo brasileiro e a nação cubana expressaram a intenção de ampliar a colaboração no comércio exterior por meio da troca de informações e outros temas. A informação foi divulgada pelo jornal oficial do partido comunista de Cuba nesta sexta-feira, 8. Um memorando de entendimento assinado na quinta-feira, 7, entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Direção de Comunicação e Promoção do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (ProCuba) inclui estratégias para ampliar a participação das pequenas e médias empresas nas exportações. O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, descreveu a parceria bilateral como “vital para que o ambiente de negócios entre os dois países possa expandir ainda mais as relações políticas e econômicas”, informou o Granma. Viana faz parte de uma delegação de 14 empresários ou ocupantes de cargos públicos brasileiros que visitam Havana esta semana com a intenção de reaproximar o Brasil de Cuba no mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Brasil também se reuniu no início desta semana com autoridades do Ministério da Agricultura de Cuba para determinar “as prioridades mais importantes deste país”, de acordo com o diretor da Agência Brasileira de Cooperação, Ruy Pereira. Pereira destacou que a delegação está focada na cooperação para o desenvolvimento em questões científicas, técnicas e econômicas, e disse que isso inclui assistência médica para os atingidos por fenômenos naturais. A missão antecede a viagem de Lula a Havana para participar da cúpula do Grupo dos 77 mais a China, nos próximos dias 15 e 16. O assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Celso Amorim, expressou a intenção do Brasil de se reaproximar de Cuba durante sua visita a Havana em agosto e anunciou a visita de empresários brasileiros para trabalhar em “várias questões, inclusive as relacionadas à agricultura”.

*Com informações da agência EFE

 

 

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023