Calendario IPVA 2024

Lula deve decidir sobre reforma ministerial antes da viagem à Ãfrica, diz Padilha

A reforma ministerial promovida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para obter apoios no Congresso Nacional tem começado a tomar forma nos bastidores.

Por Redação em 18/08/2023 às 07:29:05

A reforma ministerial promovida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para obter apoios no Congresso Nacional tem começado a tomar forma nos bastidores. Uma das alternativas prováveis para as mudanças, de acordo com a apuração da Jovem Pan News, é de que o Republicanos indique um nome para o Ministério de Portos e Aeroportos e o Progressistas (PP) para o novo Ministério da Micro e Pequena Empresa, que será criado com atribuições retiradas do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços. O partido de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, ainda ficaria com a presidência da Caixa Econômica Federal. Neste cenário, não haveria mudanças no Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo Bolsa Família e que continuaria com o ministro Wellington Dias. Nesta quinta-feira, 17, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, falou que Lula deve bater o martelo sobre as mudanças antes de sua viagem à África do Sul para a Cúpula dos Brics.

“Estava tratando com ele de manhã cedo e disse: ‘Temos que tomar algumas decisões porque domingo o senhor já está indo, vai ficar uma semana toda fora com uma agenda importante’. São os Brics, uma agenda importante da CPLP, da retomada da cooperação do Brasil com o continente africano, volta e logo depois já tem o G20 e logo depois o Brasil assume a presidência do Mercosul (…) A gente não fortalece essa agenda internacional sem envolver, para além da diplomacia, os atores políticos, econômicos e sociais”, explicou Padilha. Lula e Lira já teriam chegado a um consenso sobre os indicados para a entrada do Progressistas e do Republicanos no governo. Trata-se de André Fufuca (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos), respectivamente. No entanto, em ambas as legendas existe resistência interna sobre integrar a base governista.

*Com informações do repórter André Anelli

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023