Calendario IPVA 2024

Presidente da Comissão Europeia diz que acordo Mercosul-UE deve ser concluĂ­do atĂ© o fim do ano

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta segunda-feira (12) que o Acordo Mercosul- União Europeia deve ser concluído ainda em 2023.

Por Redação em 12/06/2023 às 19:11:13
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta segunda-feira (12) que o Acordo Mercosul- União Europeia deve ser concluído ainda em 2023. Segundo Ursula, esse prazo foi discutido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Agora finalmente estamos próximos da linha de chegada, acho que é o momento de cruzar a linha de chegada. O presidente lula e eu nos comprometemos em concluir o acordo o quanto antes, mais tarda até o final do ano. Esse acordo traz benefícios, dará as empresas oportunidades de expansão", afirmou

A declaração foi feita durante um evento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com empresários em Brasília. Segundo Ursula Von der Leyer, a União Europeia tem interesse em três campos de atuação:

Crescimento limpo

Dimensão humana da revolução digital

Comercial internacional

Antes do evento, a representante do bloco europeu se encontrou com o presidente Lula e anunciou cerca de R$ 100 milhões para o Fundo Amazônia.

Guerra na Ucrânia

Ursula Von der Leyer, aproveitou a ocasião para criticar a invasão Russa na Ucrânia e afirmar que a Europa deseja diversificar os parceiros comerciais.

"É claro que queremos a paz, mas tem que ser uma paz justa, tem que ser uma paz que respeite os princípios da carta das Nações Unidas, a soberania e integridade territorial de todos os países.

Ao comentar a Guerra, Ursula citou a crise energética que a Europa enfrenta desde o começo da Guerra, e celebrou o acordo feito com a Noruega.

"Por muito tempo a Europa foi dependente energia de um país pouco confiável. Tentaram nos chantagear, a Rússia cortou o gás durante 8 meses. Nos libertar das dependências da Rússia teve um preço elevado, mas valeu a pena. " Disse

Em tempos de riscos crescentes, devido a guerra e alteração climática, todos temos que reduzir os riscos. E para isso precisamos de parceiros confiáveis e amigos que compartilham nossos valores. Defendeu.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania