Calendario IPVA 2024

Imagens do circuito interno do Planalto mostram atuação do GSI e de golpistas no dia 8 de janeiro

Por Redação em 22/04/2023 às 20:40:41
GSI entregou as imagens para o Supremo Tribunal Federal e derrubou o sigilo, como ordenou o ministro Alexandre de Moraes. Circuito interno mostra agentes do GSI conversando com extremistas, mas também pedindo para saírem. Imagens do circuito interno do Palácio do Planalto registraram a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da polícia e dos golpistas durante a invasão do dia 8 de janeiro (veja nos vídeos abaixo).

As imagens do circuito interno foram liberadas por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta (21).

A invasão do Planalto ganhou nova repercussão nesta semana ao ser divulgado um trecho do circuito interno, até então inédito, que mostrava o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias circulando entre os golpistas. Após a divulgação do vídeo, na quarta-feira (19), Dias se demitiu.

No trecho divulgado ao longo da semana, além de Dias aparecer nas imagens, aparecem também servidores do GSI conversando com os extremistas. Um dos servidores, o major José Eduardo Natale, chega a oferecer água aos invasores.

O trecho veiculado ao longo da semana foi editado. As novas imagens do circuito interno mostram outros momentos da movimentação do dia 8. Natale conversa com manifestantes, mas também pede para eles saírem dos locais invadidos.

O trecho abaixo mostra a cena já divulgada, mas agora por outra câmera. Entre a aparição de Natale e a de Dias transcorre cerca de meia-hora. A ação se passa entre entre 15h56 e 16h29.

Invasão do Congresso: imagens mostram José Eduardo Natale interagindo com extremistas

Prisões

16h29

As imagens mostram que, em uma das salas, Gonçalves Dias encontra um grupo de vândalos escondido em uma sala próxima ao gabinete do presidente da República.

Dias, o major Natale, e outros agentes do GSI conduzem os manifestantes para a saída, apontando o segundo andar.

No depoimento que deu à Polícia Federal, Dias disse que não prendeu os invasores porque ele seriam detidos no segundo andar "tão logo descessem".

Às 16h30, extremistas ainda circulavam livres no segundo andar.

A maior parte das câmeras do segundo andar foi destruída por vândalos ou parou de funcionar ao longo da tarde, e não é possível saber a hora exata em que as prisões começaram.

17h30

As imagens mostram uma movimentação de policiais na rampa de entrada do prédio.

17h48

Mais de uma hora depois que Gonçalves Dias manda os invasores descerem para o segundo andar, é possível ver policiais militares conduzindo os invasores, presos, para fora do palácio.

Ação com armas e escudos

Este próximo vídeo mostra agentes da segurança saindo dos elevadores do Salão Oeste do Planalto, no segundo andar, com escudos e armas empunhadas.

A cena ocorreu entre de 15h13 e 15h30, quando o palácio já estava sendo invadido.

Os agentes se encaminham para outras áreas. Em seguida, extremistas entram no Salão Oeste.

Invasão do Congresso: servidores correm com escudos e armas e golpistas entram no Planalto

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania