Calendario IPVA 2024

Cuiabá e Sicredi Ouro Verde MT: uma história de amor que deu certo

Por Redação em 05/04/2023 às 15:56:03
A trajetória e os desafios encarados pelo Cooperativismo na capital têm gerado um grande volume de desenvolvimento e informação à comunidade cuiabana A história do Cooperativismo dentro de Cuiabá pode ser considerada bastante desafiadora e resiliente, ao longo do tempo. Hoje, temos uma Cuiabá que comemora 304 anos de muito crescimento e parte disso se dá devido à participação ativa da Sicredi Ouro Verde MT nesta história.

Esta jornada começou em março de 2001, com a fundação da primeira cooperativa do Sistema Sicredi na capital: a Sicredi Ministério Público. Em pouco mais de duas décadas de presença em Cuiabá, a cooperativa que começou com 120 associados.

Enquanto cidade se expandia e prosperava junto de seus habitantes, o Sicredi também pensava em maneiras de diversificar as formas de acesso à população cuiabana, para disseminar o cooperativismo e agregar valor não só financeiro, mas também social à cuiabania. Ali, foram criadas a Sicredi Farmácias e a Sicredi Engenharias, que eram constituídas por colaboradores destas duas categorias.

Com o passar do tempo as duas cooperativas se unem, constituindo a então Sicredi Empreendedores, uma Cooperativa de Crédito voltada aos Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores da Grande Cuiabá, enfatizando a força que o cooperativismo tem, enquanto sistema.

Mas, apesar da união de várias cooperativas, atingindo um número considerável de associados, os desafios de difundir o Cooperativismo na capital mato-grossense eram imensos, uma vez que ainda havia muita desinformação acerca do que é uma cooperativa, como opera, para que serve e muitas outras dúvidas.

A partir dali, foram acontecendo várias fusões de cooperativas, ao longo do tempo, até chegar na Sicredi Ouro Verde MT, em 2013 - cooperativa que tem Cuiabá dentro de sua área de atuação, junto de outros 14 municípios.

Atualmente, a Cidade Verde conta com 12 agências, espalhadas nas principais localidades, somando mais de 46 mil associados de livre adesão e pretende se expandir, abrindo outras unidades em bairros e localidades ainda não alcançadas. Em outras palavras, as pessoas passaram a compreender e valorizar o papel do cooperativismo de crédito dentro de uma capital, que tem outras instituições financeiras presentes, mas, não tão próximas da comunidade como a Ouro Verde MT.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania