Calendario IPVA 2024

Oportunidades: Confira dicas gratuitas para cumprir metas de saúde e bem-estar

Por Redação em 20/01/2023 às 04:01:44
As UBSs oferecem tratamentos para parar de fumar, emagrecer, além de sessões com psicólogos e terapias integrativas e complementares. No último episódio da série “Oportunidades”, o Hora 1 mostra como começar o ano cuidando da mente e do corpo sem gastar dinheiro.

Oportunidades: Tecnologia abre portas na educação e no mercado de trabalho no Recife

Oportunidades: entenda a importância do ensino técnico na vida profissional

Oportunidades de trabalho temporário: Agronegócio é um dos setores que mais contratam

Para quem quer começar a cumprir as metas de fim de ano, como parar de fumar e emagrecer, os postos de saúde podem ajudar. São oferecidos diversos tratamentos que ajudam as pessoas a encontrar mais bem-estar.

“A UBS ela de fato é a porta de entrada para diversos serviços com relação à saúde, tanto na parte de prevenção, promoção à saúde, quanto as questões curativas e de reabilitação”, explica Márcia Maria de Cerqueira Lima, coordenadora da Atenção Básica.

Quem precisa lidar melhor com o estresse do dia a dia ou está precisando de uma atenção maior a saúde mental, as UBSs oferecem desde sessões com psicólogos até terapias integrativas e complementares, entre elas acupuntura e ioga.

Depois de passar por uma consulta e relatar o problema, o paciente é encaminhado para o tratamento mais adequado.

“As práticas integrativas e complementares em saúde elas são um rol de atividades que são autorizadas pelo Ministério da Saúde. As práticas podem auxiliar muito tanto como atividade física é quanto como uma maneira de estressar de se entender melhor de compartilhar experiências”, diz Márcia.

Se a decisão para 2023 é movimentar mais o corpo, a boa notícia é que se exercitar não precisa ser complicado nem caro. A dica é começar devagar.

“O que a gente tem de mais gratuito é incluir pequenas mudanças na nossa rotina diária. Subiu uma escada é participar, é ter um transporte mais ativo ao invés de fazer tudo que a gente faz de carro. Então isso já é a primeira coisa que a gente tem que pensar. Pequenos hábitos que reduzam o nosso comportamento sedentário”, conta Ariana Aline da Silva, professora de educação física.

Os equipamentos ao ar livre disponíveis em diversas cidades também são uma ótima atenção, mas é preciso ter atenção. Se eles forem pesados ou não houver instruções de como usar, melhor não se arriscar sozinho.

Outra dica da professora Ariana é procurar por aulas gratuitas de modalidades esportivas.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania