Calendario IPVA 2024

Novo presidente da Câmara de Manaus fala em gestão transparente e relação independente com prefeito e governador

Por Redação em 06/12/2022 às 18:34:01
Vereador Caio André foi eleito presidente, na segunda (5), e assumirá o comando da Câmara no biênio 2023/2024. Caio André, presidente eleito da CMM.

Divulgação/CMM.

Presidente eleito para a Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Caio André (PSC) afirmou ao g1, nesta terça-feira (6), que pretende adotar uma gestão transparente e independente em relação à prefeitura e ao governo estadual, sem deixar de lado a harmonia entre os poderes. O parlamentar assume o comando da casa a partir de 1º de janeiro de 2023.

Em eleição apertada, o vereador foi eleito presidente da Casa após receber 22 votos, desbancando o adversário Elan Alencar, que obteve 19 votos. Confira a composição da Mesa Diretora biênio 2023/2024:

Presidente: Caio André (PSC);

1º Vice-Presidente: Yomara Lins (PRTB);

2º Vice-Presidente: Everton Assis (União Brasil);

3º Vice-Presidente: Lissandro Breval (Avante);

Secretário-Geral: João Carlos (Republicanos);

1º Secretário: Glória Carratte (PL);

2º Secretário: Jaildo Oliveira (PCdoB);

3º Secretário: Ivo Neto (Patriota);

Ouvidor: Capitão Carpê (Republicanos);

Corregedor: Rosivaldo Cordovil (PSDB).

Nesta terça, Caio André disse que prezará por uma CMM participativa e transparente. Apesar de enfatizar a independência entre os poderes, ele destacou que manterá a "ótima relação" que possui tanto com o prefeito de Manaus, David Almeida , quanto com o governador do Amazonas, Wilson Lima.

"Minha relação com o prefeito David Almeida é ótima, uma relação com diálogo, e não será diferente agora. Como ele mesmo diz, e é uma premissa constitucional, os poderes são independentes, porém são harmônicos. E essa harmonia vai continuar acontecendo na nossa gestão. Da mesma forma, no que diz respeito a minha relação com o governador Wilson Lima, que também é excelente, e continuará excelente. Manterei uma relação cordial, próxima, será independente, mas será harmônica", afirmou o presidente eleito da Câmara.

Desafios e prioridades

Caio André, que venceu a eleição com uma margem estreita, ressaltou que não fará distinção entre os parlamentares que votaram nele e os que optaram pela chapa adversária.

"Depois de passado o pleito, a Câmara é dos vereadores, para os vereadores, para os 41. Não farei distinção nenhuma entre os que votaram em mim e não votaram. É uma questão momentânea. Uma questão de quem eles achavam que era o melhor para estar à frente dos trabalhos, e permitir que a Casa dê o suporte necessário para que cada um consiga exercer o seu mandato da melhor maneira possível", disse o vereador.

O novo presidente também destacou que pretende aproximar a população da Câmara Municipal.

"Os desafios são enormes, é uma responsabilidade muito grande, é uma honra. Há muito a se fazer, e precisamos reaproximar a Câmara ao que almeja a população da cidade, e tornar a Câmara mais transparente", ressaltou.

Concurso

Caio André adiantou que vai analisar a possibilidade de abrir um concurso público para a contratação de novos servidores para a CMM.

"Está no radar [a convocação de um concurso público], sim. Precisamos tomar pé de como está a questão financeira e orçamentária do ano que vem. Precisamos tomar conhecimento, também, dos contratos que estão vigentes e dos que irão findar agora, para que nós possamos traçar planejamento para o ano que vem, mas um concurso está dentro das nossas pretensões", finalizou.

Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023