Calendario IPVA 2024

Lula e Lira se encontram a portas fechadas: presidente eleito é 'posto Ipiranga' do novo governo

Por Redação em 01/12/2022 às 19:57:08
Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira, durante encontro em Brasília em 9 de novembro

Ricardo Stuckert

Quem pergunta como foi a conversa entre Lula e Lira, na quarta-feira (30), ouve de interlocutores que o papo se deu entre o presidente eleito, o presidente da Câmara e "as paredes".

A sós, sem intermediários, Lula e Lira se reuniram a portas fechadas para uma conversa que precisava ser feita --e para dizer coisas que precisavam ser ditas-- entre duas pessoas que até pouco mais de um mês não se conheciam. Nas palavras de um aliado de ambos, foi “uma conversa conceitual”.

Quem não conhece Arthur Lira (PP-AL) na política imaginava que ele poderia levar um tempo para conversar com Lula --mas quem convive com ele tinha certeza desse "bromance" desde que as pesquisas eleitorais passaram a cravar a vitória de Lula no segundo turno.

No final do segundo turno e no começo da transição, Lira deixou claro que tinha lado: o das regras do jogo democrático.

Pragmático, ele foi o primeiro futuro ex-bolsonarista a reconhecer o resultado das urnas. Lira conversou por telefone com Lula no domingo, 30 de outubro, logo depois da vitória do petista.

O presidente eleito disse que queria conversar pessoalmente com o presidente da Câmara, perguntou sobre o seu pai, o ex-senador Benedito de Lira, de quem afirmou gostar muito --assegurou ainda que, mais adiante, estaria em Brasília e iria procurá-lo.

Antes do tête-à-tête com Lula ontem, Lira se reuniu com integrantes da transição e com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Mas sempre disse, nos bastidores, que o interlocutor que ele esperava do governo Lula era... Luiz Inácio Lula da Silva. E que não haveria conversa se fosse Mercadante, homem-forte do governo Dilma.

Lula entendeu o recado ao assumir as rédeas da articulação política ainda na transição.

No encontro com Lira, deixou mais do que claro também que, na hora da garantias dos acordos políticos, o avalista é ele. No governo Lula 3, Lula é o "posto Ipiranga" do seu governo.

Para que essa dinâmica funcione --e passe credibilidade a agentes políticos, principalmente--, Lula busca auxiliares que executem o seu plano, mas quem negocia os termos é ele.

Por isso, cai como uma luva para Lula a fórmula de ter um ministro da Economia que seja da sua cozinha --como Fernando Haddad (PT)-- e também um articulador político "da casa", como Alexandre Padilha (PT).

Tudo o que Lula quer evitar é confronto com algum ministro que tenha agenda pessoal, que acabe por reeditar a figura de "superministro" e tente imprimir sua visão em áreas estratégicas do governo, como política e economia.

Relação Lira-Lula

Sobre a relação Lira-Lula, quando alguém no PT torce o nariz para essa aproximação, um aliado de Lula costuma lembrar que o presidente da Câmara que Lula considera ter sido o que menos deu trabalho durante suas gestões 1 e 2, o mais profissional, foi... Michel Temer (MDB).

E que, se o PT atrapalhar a reeleição de Lira na Câmara sem chance de ganhar, como fez de forma traumática para o partido no caso Dilma-Cunha, Lira pode dobrar a aposta e trabalhar para inviabilizar o governo de diferentes formas, do controle da pauta na Casa ao impeachment.

Por isso, o custo-benefício de apoiar Lira por mais dois anos foi a tese vencedora na transição: Lira pode não ajudar nos próximos anos, mas não vai trabalhar para atrapalhar os planos do governo Lula. Como costumavam brincar aliados de Lira nos últimos anos: quando Lira decide ser adversário, "é um cara muito trabalhador".

Além de ter fama de cumpridor de acordos, Lira repete a aliados, sempre que perguntado sobre sua postura à frente da Câmara, sobre a relação com Executivo e com Judiciário, que o seu caminho é reto. Que é estável, e que com ele não tem instabilidade.

É essa expectativa de estabilidade que fez Lula evitar caminhos tortos na Câmara dos Deputados comandada por Lira.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania