Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

POLÍTICA

Funai deve permanecer na Justiça e Ministério dos Povos Originários cuidar da articulação, diz deputada


Criação de Ministério dos Povos Originários foi prometida por Lula durante campanha. Segundo Sônia Guajajara, pasta fará interlocução com outros ministérios para elaboração de políticas públicas. A deputada federal Sônia Guajajara (PSOL-SP), durante entrevista em Brasília

A deputada federal eleita Sônia Guajajara (PSOL-SP) afirmou nesta quarta-feira (23) que o futuro Ministério dos Povos Originários deverá ter um papel de articulação com outras pastas da Esplanada e com atores internacionais – inclusive a fim de captar recursos – para elaboração de políticas públicas relacionadas aos povos indígenas e quilombolas.

Em entrevista em Brasília, Sônia Guajajara declarou também que "a princípio" a Fundação Nacional do Índio (Funai) deve permanecer na estrutura do Ministério da Justiça, e que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) seguirá no Ministério na Saúde.

Durante a campanha ao Palácio do Planalto, Lula assumiu o compromisso de criar um ministério específico para tratar de temas relacionados aos povos indígenas e quilombolas.

Segundo a líder indígena, que integra o grupo de povos originários da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a "missão" da nova pasta está em discussão.

"A princípio, naturalmente, vai ser um ministério de articulação, até porque o orçamento para o ano que vem está [em análise] agora e o ministério não está dentro. Vai levar um ano para reestruturar, fazer as composições. A princípio, é muita articulação com outros ministérios. E também, é claro, acho que o ministério traz muito uma demanda de articulação internacional, inclusive para captação de recursos", disse.

Colega de Guajajara no grupo temático, a deputada eleita Célia Xakriabá (PSOL-MG) disse que a equipe também elabora relatórios sobre a situação de indígenas que vivem isolados.

"O 'ministério indígena' é muito importante ouvir, ter uma escuta mais sensível. Um ministério que vai ser construído e será escutada a voz de todas as regiões do país", disse.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!