Calendario IPVA 2024

'Anotado', diz Alckmin sobre pedido do ator Bruno Gagliasso pela volta do horário de verão

Por Redação em 04/11/2022 às 20:09:13
Vice-presidente eleito é o coordenador da equipe de transição do governo Lula (PT). Ainda não há decisão sobre a mudança do horário. No Twtter, o ator Bruno Gagliasso pede a volta do horário de verão e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, responde com emoji de 'anotado'

Reprodução/Twitter

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), respondeu a um pedido de Bruno Gagliasso no Twitter, sobre volta do horário de verão. "Anotado", disse Alckmin usando emojis. Ele é coordenador da equipe de transição do governo Lula. Até o momento, não há anúncio oficial sobre o tema.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

O pedido de Gagliasso foi feito na quinta-feira (3). O ator afirmou que estava aproveitando o momento para pedir ao vice-presidente eleito "que inclua a volta do horário de verão no plano de transição. "Horário de verão é o Brasil feliz de novo".

O governo Jair Bolsonaro (PL), derrotado por Lula no segundo turno das eleições, acabou com o horário de verão em abril de 2019.

Segundo Bolsonaro, à época, a medida foi com base em estudos que analisaram a economia de energia no período e a maneira em como o relógio biológico da população é afetado.

O horário de verão, que costumava durar entre outubro e fevereiro, fazia com que parte dos estados brasileiros adiantasse o relógio em uma hora.

Em agosto, o Ministério de Minas e Energia (MME) pediu ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que reexaminasse a necessidade de um eventual retorno do horário de verão. O ONS disse que não há expectativa de adoção do horário de verão em 2022. No entanto, o operador não informou se o estudo foi concluído e se está descartado o retorno do mecanismo também em 2023.

LEIA TAMBÉM

Conhecido como 'patriota do caminhão', bolsonarista que viajou pendurado fala sobre vídeo que viralizou: 'Fui muito exposto'

Apoiador de Lula ganha caminhão de R$ 200 mil em aposta com bolsonarista, recusa prêmio e devolve veículo

Com Alckmin, governo Lula 3 troca superministério por vice empoderado

Horário de verão

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase seis meses, vigorando de 3 de outubro de 1931 a 31 de março de 1932.

No verão seguinte, a medida foi novamente adotada, mas, depois, começou a ser em períodos não consecutivos. Primeiro, entre 1949 e 1953, depois, de 1963 a 1968, voltando de 1985 a 2019.

O período de vigência do horário de verão é variável, mas, em média, dura 120 dias. Em 2008, o horário de verão passou a ter caráter permanente.

No mundo, o horário diferenciado é adotado em 70 países – atingindo cerca de um quarto da população mundial.

O horário de verão é adotado em países como Canadá, Austrália, Groenlândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai. Rússia, China e Japão, por exemplo, não implementam esta medida.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023