Calendario IPVA 2024

Fã de Roberto Menescal, cantora de Campinas grava canção inédita do músico em meio à quarentena: "Transformamos dor em arte"

Por Redação em 06/06/2020 às 14:41:18

'Jardim Secreto' foi gravada à distância pela dupla (ouça abaixo). Um dos precursores da Bossa Nova, Menescal ressalta reinvenção de artistas para produzir durante isolamento. Maíra Rodrigues grava música com participação do pioneiro da bossa nova

Foi na quarentena que a cantora Maíra Rodrigues conquistou um feito desejado pelos amantes da Bossa Nova. A artista, moradora de Campinas (SP), foi convidada por Roberto Menescal, um dos precursores do movimento, a gravar uma composição inédita, feita pelo artista durante o isolamento social.

A gravação da canção "Jardim Secreto" ocorreu por vídeo, devido à necessidade de distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Do Rio de Janeiro (SP), onde mora, Menescal tocou as melodias. Em Campinas, Maíra deu voz à canção. Ouça no vídeo acima.

A obra tem como mantras a alegria e o amor, mas a cantora também associa a letra às dificuldades enfrentadas pela população no contexto gerado pela Covid-19.

"Transformamos dor em arte. Esse é o papel da música: nos fazer compreender os processos, principalmente os difíceis. Num momento como esse, ela [a música] nos dá esse lugar de acalanto, que ajuda a sobreviver", diz Maíra.

Novo formato, mesma arte

Um dos pioneiros da Bossa Nova, Menescal participava das reuniões que deram origem ao movimento no Rio de Janeiro, na década de 1950.

Em meio à pandemia, o compositor relata que o cenário de produção para os artistas do gênero é bem diferente daquele que reunia dezenas de pessoas no passado. Por isso, gravar "Jardim Secreto" com Maíra à distância exigiu reinvenção.

Menescal em vídeo da canção 'Jardim Secreto'

Reprodução/EPTV

"Estamos descobrindo novas maneiras de atuar. Ninguém pensou como é que seria se tivesse uma crise, e a crise veio. [...] A parte artística tem que esperar. Vamos fazendo essas lives, e um dia a gente volta aos palcos".

Aproximação inesperada

Maíra conheceu Menescal como fã, em 2019, após ajudar uma prima - que é jornalista - em uma pauta sobre o compositor. Após ser comunicado sobre a colaboração, o artista enviou uma carta à cantora, onde dizia que gostaria de ouvi-la cantar.

"Ela mandou um vídeo de uma música minha, coisa bem caseira, e eu gostei muito. Era uma das minhas canções menos conhecidas, mas uma das minhas favoritas. [...] Aí ela me telefonou e falou: "Eu vou ao Rio na semana que vem. Será que a gente pode se encontrar?". Em outra ocasião, ela veio de novo [ao Rio], nós tocamos muito", conta Menescal.

Artistas se encontraram para tocar no Rio de Janeiro; parceria surgiu depois

Maíra Rodrigues

O convite para o compartilhamento da música veio tempos depois, quando o compositor musicou a letra escrita pela artista Verônica Sabino.

Marcos Teixeira, que também é músico e companheiro de Maíra, participou da parceria. A canção foi lançada no dia 5 de maio.

"Uma das boas coisas que eu gostei de ter feito e ela cantou como ninguém", resume Menescal.

Apresentação juntos?

Sem a possibilidade de uma apresentação presencial dos artistas no momento, Maíra faz planos para quando a situação passar.

"Espero, quem sabe, que um dia possamos tocar para uma plateia muito especial, de ouvidos sensíveis", diz Maíra.

A expectativa da cantora, no entanto, já é tratada como certeza pelo próprio compositor. "Certamente quando eu tiver uma oportunidade, vou levar ela para o palco, para gravação. Certamente", adiantou.

Erros e acertos no uso da máscara de proteção contra o coronavírus

Arte/G1

*Sob supervisão de Arthur Menicucci

Initial plugin text

Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023