Calendario IPVA 2024

Cerca de 2 mil procedimentos ginecológicos são realizados durante curso em Consulta de Enfermagem Ginecológica, em Santarém

Por Redação em 28/08/2022 às 15:46:00
A primeira etapa da capacitação foi realizada de 16 a 26 de agosto, e a segunda acontecerá do dia 18 a 24 de setembro. Mais de 2 mil procedimentos ginecológicos foram realizados durante a primeira etapa do curso

PMS/Divulgação

Mais de 2 mil procedimentos ginecológicos foram realizados durante a primeira etapa do curso em Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no Planejamento Sexual e Reprodutivo em Santarém, oeste do Pará. A capacitação é uma inciativa da Secretaria Municipal de Saúde, e tem como objetivo reforçar o atendimento integral à saúde ginecológica.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), e o Hospital Sofia Feldman da cidade Belo Horizonte (MG) são parceiros do projeto. A primeira etapa do curso ocorreu do dia 16 a 26 de agosto, a segunda acontecerá do dia 18 a 24 de setembro.

O Planejamento Sexual e Reprodutivo é um curso destinado às enfermeiras da atenção primária à saúde e busca ampliar o acesso ao planejamento reprodutivo, ampliando a liberdade de escolha das mulheres e contribuindo para a redução das taxas de mortalidade materna e infantil, que tem associação direta com a gravidez indesejada.

Durante a primeira etapa dez enfermeiras da atenção básica foram capacitadas. Durante o curso foram realizados os seguintes atendimentos ginecológicos: 351 consultas de enfermagem, 191 inserções de Dispositivo Intrauterino (DIU), 1.358 testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e C, 234 exames de gravidez.

Já na segunda etapa, os preceptores retornarão para verificar como estão as pacientes da primeira etapa. As enfermeiras que participaram do curso também vão receber certificação.

“É muito gratificante participar de um momento tão importante para a nossa Atenção Primária, uma vez que com a qualificação da Consulta de Enfermagem Ginecológica, as mulheres de nosso município terão uma assistência integral, com plano terapêutico de acordo com a necessidade apresentada e acima de tudo com melhoria na qualidade da assistência”, informou a enfermeira Marli Sarmento, Referência Técnica em Saúde da Mulher da Semsa.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e região

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania