Calendario IPVA 2024

Mar 'some' após passagem de ciclone extratropical no litoral de SP; VÍDEO

Por Redação em 14/08/2022 às 21:08:44
Especialistas afirmam que fenômeno está relacionado com a passagem da forte frente fria e 'superlua'. Mar 'some' após passagem de ciclone extratropical no litoral de SP; VÍDEO

Um vídeo que mostra o 'sumiço' do mar impressionou moradores de São Vicente, no litoral de São Paulo. As águas recuaram após a passagem do ciclone extratropical, que causou destruição na Baixada Santista na última semana. Ao g1, especialistas explicam que o fenômeno pode ter relação tanto com o ciclone quanto com a 'superlua', que influencia a maré (veja o vídeo acima).

O vídeo foi registrado pelo fotógrafo Pedro Luiz, em local próximo à Ponte Pênsil, que divide as cidades de São Vicente e Praia Grande. O registro, obtido pela reportagem neste domingo (14), mostra a grande faixa de areia formada pelo recuo do mar, além de embarcações que ficaram encalhadas.

“O mar sumiu, desapareceu. Ali tem uma marina e os barcos estão todos na areia. Loucura, hein?”, narrou o fotógrafo durante a gravação do conteúdo. Pedro Luiz ainda escreveu na legenda do vídeo, que foi compartilhado nas redes sociais, que nunca tinha visto o local dessa forma, e que isso aconteceu após a ventania e tempestade.

O que dizem os especialistas

O especialista em Climatologia e Hidrologia, Rodolfo Bonafim, afirmou à reportagem que esse fenômeno é raro, mas já aconteceu na região há cinco anos.

“Essa maré muito baixa é chamada de efeito de Eckman, e acontece depois de uma forte frente fria, como foi o caso da passagem do ciclone. Os ventos agitaram bastante o mar, causando uma maré meteorológica. Com a vinda da frente fria e o ciclone intenso, tivemos uma ressaca forte. Isso contribui para que o vento flua paralelamente à nossa costa, o que acaba retirando a água do local, resultando no recuo da maré”, explicou.

Maré recuou em São Vicente após a frente fria e a chegada da lua cheia

Reprodução/Pedro Luiz

O g1 também conversou com a meteorologista Heloísa Pereira, que reforçou que o recuo da maré pode ter relação com a passagem do ciclone. “Quando a baixa pressão está se descolando para o alto mar, ela carrega a água junto. A baixa pressão é quando há formação de nuvem, o que gera um clima mais instável e favorece chuvas e tempestades”.

Heloísa comentou também que este recuo da maré é uma soma de alguns fatores. Além da baixa pressão, o outro motivo é a fase da lua. “O pessoal da oceanografia chama de 'lua cheia'. No dia 11, a lua já estava nesta fase”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023