Calendario IPVA 2024

Bolsas de Nova York fecham em alta, mesmo com protestos nos EUA

Por Redação em 02/06/2020 às 18:30:56

O Dow Jones fechou em alta de 1,05%, ampliando bastante os ganhos na última hora de negociações, o S&P 500 avançou 0,82% e o Nasdaq subiu 0,59% Os índices acionários de Nova York fecharam em alta nesta terça-feira (2), após oscilarem ao longo do dia em meio aos temores de que a instabilidade gerada por protestos em várias partes dos Estados Unidos ameace a reabertura e recuperação econômica americana.

O Dow Jones fechou em alta de 1,05%, a 25.742,65 pontos, ampliando bastante os ganhos na última hora de negociações. O S&P 500 avançou 0,82%, a 3.080,82 pontos, e o Nasdaq subiu 0,59%, a 9.608,37 pontos.

Placa de Wall Street perto da bolsa de Nova York

REUTERS/Shannon Stapleton

Com os ganhos de hoje, o S&P 500 anotou o seu quinto ganho em seis sessões, recebendo suporte da interpretação de que os dados indicam que o pior já passou para a economia americana. Ontem, o índice PMI do Instituto para Gestão da Oferta (ISM) indicou alta de quase cinco pontos em maio, a 32,1 pontos, mas o número, ainda bem abaixo da marca dos 50 pontos, ainda indica forte contração do setor industrial.

"Isso tem sido, em grande parte, sobre o reinício das atividades, que parece estar ganhando força um pouco mais rapidamente do que se acreditava há um mês ou seis semanas atrás", disse Bill Northey, diretor sênior de investimentos do US Bank Wealth Management.

O otimismo superou o nervosismo com os protestos, mas os índices — sobretudo o Nasdaq — ainda oscilaram entre ganhos e perdas nesta terça, depois que algumas cidades americanas enfrentaram, ontem, mais uma noite de protestos contra o racismo e a violência policial, e alguns deles se tornaram violentos.

A instabilidade ameaça a reabertura econômica nos EUA, com a Macy's e a Apple adiando a reabertura de suas lojas em meio aos temores, alimentando os receios de que a violência possa prejudicar a reabertura econômica nos EUA. Alguns grandes centros urbanos, incluindo Nova York e Los Angeles, estabeleceram ou estenderam toques de recolher para tentar conter a violência nas ruas.

Protestos nos EUA continuam e toque de recolher em NY é antecipado

O desempenho dos setores chama alguma atenção hoje. Excluindo o setor de energia — que tem tido um comportamento bastante volátil nos últimos meses, devido aos sustos dados pelos preços do petróleo —, os principais ganhadores na sessão desta terça foram as ações industriais (+1,29%) e de matérias-primas (+1,76%).

Os investidores continuam apostando que ações mais ligadas ao crescimento global devem se recuperar, em meio à flexibilização das medidas de restrição de atividade econômica em diversos locais do mundo. Com isso as ações industriais têm tido uma performance superior à das ações de tecnologia, que foram o principal motor de crescimento nos últimos anos e ainda acumulam os maiores ganhos em 2020.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023