Calendario IPVA 2024

Paraná pode perder 17 mil vacinas contra meningite; Secretaria de Saúde pede que municípios entrem em contato com pacientes

Por Redação em 09/08/2022 às 05:47:13
Recomendação é para que seja feita a busca ativa para ampliar a cobertura vacinal de crianças, adolescentes e trabalhadores de saúde. Vacina BCG é aplicada em recém-nascidos e crianças de até quatro anos

Divulgação/Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) emitiu um alerta para que os municípios acelerem a vacinação contra a meningite e apliquem a vacina meningocócica ACWY, também conhecida como conjugada.

O ofício foi enviado às regionais de saúde no dia 2 de agosto. O documento foi obtido pelo g1.

Em nota, a secretaria informa que 17 mil doses podem vencer em até um mês no Paraná. Porém, explica que esse número é dinâmico e que não necessariamente todas chegarão ao vencimento.

No ofício aos municípios, a secretaria diz que, diante "do risco de perda por vencimento desta vacina, recomenda o início da vacinação de crianças a partir de um ano para a administração do reforço e para trabalhadores de saúde em substituição à vacina Meningo C até findarem os estoques de doses com validade para agosto de 2022".

A Sesa orientou que os municípios "realizem a busca ativa para ampliar a cobertura vacinal nas crianças, adolescentes e trabalhadores de saúde".

LEIA MAIS: Campanha nacional para vacinar crianças e adolescentes contra poliomielite e outras doenças começa no Paraná

Questionada sobre como está a vacinação no Paraná, a Sesa explicou que "por ser uma estratégia recente do Ministério da Saúde, ainda estão sendo calculados os números referentes às quantidades aplicadas, assim como a inserção das informações no sistema nacional".

A vacina meningocócica conjugada ACWY protege contra os grupos A, C, W e Y da meningite.

O imunizante é indicado aos três, cinco e sete meses de vida, com reforços entre 12 a 15 meses e entre 5 a 6 anos, e também na adolescência.

A doença

A meningite ocorre quando há alguma inflamação nas meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central. A doença tem alta taxa de mortalidade e pode provocar surdez, perda dos movimentos e até matar.

As crianças são o público mais vulnerável. A meningite é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de alguém saudável.

O contágio pode acontecer por tosse, espirro ou, por exemplo, pelo contato com barras de apoio dos ônibus.

Sintomas

Os principais sintomas da meningite são dor de cabeça, febre e confusão mental. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacinas para todos os tipos da doença.

VÍDEO: os mais assistidos do g1 PR

Mais notícias do estado em g1 Paraná.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania