Calendario IPVA 2024

Coronavírus: as mudanças nos ambientes de trabalho recomendadas pelo EUA para a reabertura

Por Redação em 01/06/2020 às 19:50:56

Checagem de temperatura, escudos plásticos e radiação ultravioleta são algumas das recomendações do CDC, principal agência de saúde pública americana; objetivo é evitar propagação do vírus, à medida que muitos Estados do país voltam à normalidade. Uma das recomendações do CDC é checar a temperatura dos funcionários antes de eles entrarem na empresa

GETTY IMAGES/BBC

Imagine chegar ao trabalho e ter sua temperatura medida em tempo real, antes de passar pela porta de entrada.

Precisou usar o elevador? Verifique se é possível manter uma distância segura ou espere o próximo. Viu um colega? Apenas acene, pois apertos de mão já não são mais permitidos. Esqueça o cafezinho no corredor. E também almoços em grupo, a menos que ocorram ao ar livre.

Certifique-se também de que você e seus colegas estejam sentados a pelo menos dois metros de distância, se possível cercados por escudos plásticos.

E, antes de começar a trabalhar, limpe o mouse, o teclado e o telefone com um desinfetante com pelo menos 70% de álcool. Tudo isso sem tirar a máscara de pano.

A descrição acima parece a de um filme de ficção científica. Mas essa é a rotina que deverá ser seguida por todos os americanos ao voltar ao trabalho após o fim do confinamento causado pelo novo coronavírus, segundo as mais recentes recomendações do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), principal agência de saúde pública dos Estados Unidos.

Pandemia: que mudanças no mercado de trabalho vieram para ficar?

Coronavírus: por que o Brasil ainda não conseguiu fazer testes em massa?

O objetivo é evitar a propagação do vírus, à medida que muitos Estados americanos começam a tentar retomar a normalidade. Lojas, restaurantes e parques vão reabrir em diferentes fases.

Se seguidas à risca, as novas diretrizes podem representar uma profunda mudança no ambiente de trabalho, impactando as relações não só entre os empregados e a empresa, mas entre os próprios funcionários.

As recomendações do CDC vão desde as mais básicas, como lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos, até as mais técnicas, como mudanças no sistema de ventilação.

Segundo o órgão, é recomendável "elevar a porcentagem de ar externo" no ambiente. O órgão também orienta "usar ventilação natural", por exemplo, abrindo janelas, e "aumentar a filtragem central do ar".

O uso de irradiação germicida ultravioleta (UVGI) "como um complemento para ajudar a inativar o vírus" também é aconselhado.

Chegando ao trabalho

Para os funcionários que se deslocam para o trabalho usando transporte público ou aplicativos de carona compartilhada, diz o CDC, é desejável "oferecer incentivos para usar formas de transporte que minimizem o contato próximo com outras pessoas (por exemplo, andar de bicicleta, caminhar, dirigir sozinho ou com membros da família)".

Já no trabalho, quando o distanciamento social não for "uma opção", o órgão recomenda instalar "escudos transparentes ou outras barreiras físicas sempre que possível para separar funcionários e visitantes".

"Use sinais, marcas de fita ou outras indicações visuais, como decalques no chão, separados por um metro e meio, para indicar onde ficar quando barreiras físicas não forem possíveis", acrescenta o CDC.

O órgão ainda adverte as empresas que substituam "itens comuns de contato frequente, como cafeteiras, refrigeradores de água e cestas de alimentos, por alternativas como itens pré-embalados e de dosagem única".

O CDC também alerta que os empregadores devem alternar "os turnos, os horários de início e os intervalos mais viáveis para reduzir a densidade de funcionários em áreas comuns, salas de descanso e vestiários".

Possíveis sintomas

Segundo o órgão, as empresas também devem orientar "ativamente" os funcionários com sintomas de covid-19 ou que tenham um familiar doente em casa com a doença a notificar seu supervisor e não irem ao trabalho.

"Os funcionários que tenham sintomas na chegada ao trabalho ou que fiquem doentes durante o dia devem ser imediatamente separados dos outros, receber uma máscara facial se não estiverem usando uma e ser enviados para casa com instruções e orientações sobre como fazer o acompanhamento médico", diz o CDC.

"Os funcionários doentes devem seguir as etapas recomendadas pelo CDC. Os funcionários não devem voltar ao trabalho até que os critérios para descontinuar o isolamento doméstico sejam atendidos, em consulta com seu médico", acrescenta o órgão.

As empresas também devem, segundo o CDC, lembrar aos funcionários de lavar as mãos regularmente por 20 segundos com água e sabão. Se isso não for possível, usar álcool em gel com pelo menos 60% de álcool.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023