Calendario IPVA 2024

Justiça dos EUA condena invasor do Capitólio a 7 anos de prisão

Por Redação em 01/08/2022 às 18:48:17
Norte-americano é associado da milícia de extrema-direita Three Percenters e ameaçou machucar os próprios filhos, caso informassem sua participação no ataque ao FBI Forças de segurança fazem varredura e retiram apoiadores de Trump após invasão ao Capitólio, em janeiro de 2021

Jacquelyn Martin/AP Photo

Nesta segunda-feira (1°), um associado da milícia de extrema-direita Three Percenters foi condenado a sete anos e três meses de prisão por participar do ataque ao Capitólio, em Washington D.C., nos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021.

Guy Reffitt, de Wylie, Texas, foi condenado por um júri em março por cinco acusações criminais, incluindo trazer uma arma para o terreno do Capitólio e obstruir um processo oficial. Na ocasião, o norte-americano ameaçou machucar os próprios filhos, caso informassem sua participação ao FBI.

O ataque ao edifício, que serve como centro legislativo do país, foi liderado por apoiadores do ex-presidente republicano Donald Trump. Eles contestavam a eleição de Joe Biden, do Partido Democrata, para a liderança dos EUA, dizendo que a votação havia sido fraudada. Tais alegações são comprovadamente falsas.

A sentença de Reffitt foi emitida pela juiza distrital dos EUA Dabney Friedrich e é a mais longa até agora para qualquer pessoa envolvida no motim. A autoridade também proibiu o norte-americano de se associar a grupos de milícias e ordenou que ele passasse por tratamento de saúde mental.

Mais cedo na segunda-feira, a juíza disse que estava preocupada com as ações e comentários de Reffitt sugerindo que ele queria derrubar o Congresso, chamando suas declarações de "afirmações assustadoras que beiram o delírio".

"Na democracia, respeitamos uma transferência pacífica de poder", afirmou Friedrich. "A eleição foi contestada em vários tribunais em todo o país, e juiz após juiz disse que não há mérito nessas reivindicações."

Embora o norte-americano de 49 anos não tenha entrado no Capitólio, ele aparece em vídeo liderando outros invasores em um lance de escadas do lado de fora do prédio.

Em testemunho, o filho de Reffitt, Jackson, contou sobre as ameaças que recebeu do pai na ocasião. "Ele disse: 'Se você me entregar, você é um traidor, e os traidores levam um tiro'", disse Jackson Reffitt aos jurados.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania