Agro Noticia 728x90

O Assunto #200: A síria que escapou da guerra e morreu de Covid

Por Redação em 01/06/2020 às 01:37:34


Khadouj Makhzoum, de 55 anos, sobreviveu aos bombardeios em Aleppo, na guerra que já dura nove anos, deixou mais de 380 mil mortos e provocou a fuga de 11 milhões de pessoas. Trazida ao Brasil pelo filho Abdulbaset Jarour, de 30 anos, morava em São Paulo. Khadouj é uma das vítimas de outra guerra, essa mais silenciosa: a pandemia de Covid-19. No episódio 200, Renata Lo Prete, ouve Abdul, que lembra a saga para trazer a mãe ao Brasil, os primeiros sintomas e a dificuldade de os médicos se comunicarem com uma paciente que não falava português. Abdul faz um relato emocionante de um filho que salvou a mãe da guerra, mas foi vencido na batalha contra a pandemia. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

A guerra da Síria dura mais de nove anos, já deixou mais de 380 mil mortos e provocou o exôdo de 11 milhões de pessoas. No Brasil há cerca de 6 mil sírios reconhecidos como refugiados.

Uma dela era Khadouj Makhzoum, de 55 anos. Ela sobreviveu aos bombardeios em Aleppo e foi trazida ao Brasil pelo filho Abdulbaset Jarour, de 30 anos. Khadouj morava em São Paulo e foi vítima de outra guerra, essa mais silenciosa: a pandemia de Covid-19.

No episódio 200, Renata Lo Prete, ouve Abdul, que lembra a saga para trazer a mãe ao Brasil, os primeiros sintomas e a dificuldade de os médicos se comunicarem com uma paciente que não falava português. Abdul faz um relato emocionante de um filho que salvou a mãe da guerra, mas foi vencido na batalha contra a pandemia.

Abdo Jarour com a mãe, ??????Khadija, que ainda está em Aleppo, na Síria

Abdulbaset Jarour/Arquivo pessoal

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Nesta semana: Vivian Souza. Apresentação: Renata Lo Prete.

Logo podcast O Assunto - matéria

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Coronavirus 728x90

Comentários

InfoJud 728x90