Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Geral

Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco é celebrado com campanha na Bahia


Ação tem como objetivo promover debates sobre a importância e preservação da bacia hidrográfica, que corresponde a 8% do território nacional. Trecho do rio São Francisco em Juazeiro, na Bahia

Kris de Lima

O Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco é celebrado nesta sexta-feira (3) e, para destacar a importância da data, foi iniciada a campanha "Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico". A programação conta com palestras, exposição e minicursos nas cidades de Glória e Paulo Afonso.

Idealizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a campanha tem como objetivo promover debates sobre a importância e preservação da bacia, que corresponde a 8% do território nacional.

A bacia hidrográfica do Rio São Francisco tem uma extensão 2,863 km e uma área de drenagem de mais de 639.219 km². Ela se estende desde Minas Gerais, onde o rio nasce, na Serra da Canastra, até o Oceano Atlântico, onde deságua, na divisa dos estados de Alagoas e de Sergipe.

O rio passa pelas regiões Nordeste e Sudeste do país e se estende por mais de 500 municípios, em seis estados: Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além do Distrito Federal.

Estudos feitos pelo comitê apontam dois problemas que refletem diretamente na saúde do rio: a perda de água potável e a falta de saneamento básico.

De acordo com o estudo, ao distribuir água para o consumo humano, há uma perda de 40% de água potável do rio, o que corresponde a 7,5 mil piscinas olímpicas de água potável perdidas todos dias. Essa quantidade seria suficiente para abastecer 63 milhões de brasileiros em um ano.

Desde 2013, a bacia do rio São Francisco enfrenta condições hidrometeorológicas adversas, com vazões e precipitações abaixo da média, com consequências nos níveis de armazenamento dos reservatórios. Para preservar os estoques de água, a operação dos reservatórios tem sido feita de forma especial e com acompanhamento periódico.

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia ????

Ouça 'Eu Te Explico' ????

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!