Calendario IPVA 2024

Ucrânia volta a permitir turismo em Chernobyl com restrições sanitárias

Por Redação em 29/05/2020 às 19:04:24

A Ucrânia voltou a permitir nesta sexta-feira (29) o acesso de turistas à zona da antiga usina nuclear de Chernobyl, sob rígidos controles sanitários, segundo a a assessoria de imprensa da Agência Estatal de Gestão da Zona de Exclusão.

A área havia sido fechada devido à pandemia da Covid-19, e a reabertura condiciona a visitação a um conjunto de rigorosas normas. Agora, é obrigatória a medição da temperatura antes e depois de entrar no ônibus no posto de controle Dityatki, o uso de máscaras, luvas descartáveis e gel antisséptico para as mãos, além de manter o distanciamento social.

As pessoas que tiverem temperatura corporal acima de 37,2ºC ou sintomas de doenças respiratórias não poderão entrar na região. Além disso, se uma pessoa não cumprir as condições de entrada, ninguém do grupo poderá ingressar.

Enquanto durar a quarentena "flexível" anunciada pelas autoridades ucranianas, será aberta apenas uma das 21 rotas aprovadas, que partirá de Zalesie e inclui as cidades de Chernobyl e Pripyat, a instalação Chernobyl-2, o povoado de Kopachi e o mirante da antiga usina nuclear. Os grupos de visitantes não poderão ter mais de dez pessoas.

A zona de exclusão de 30 quilômetros ao redor da usina de Chernobyl, onde há mais de três décadas, em 1986, ocorreu o maior desastre nuclear da história, atrai muitos visitantes e já chegou a receber mais de 75 mil deles em um ano.

* Com EFE

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023