Calendario IPVA 2024

PATs anunciam empregos, mas empresas nunca te chamam? Veja porque vagas não são preenchidas e dicas para ser contratado

Por Redação em 25/05/2022 às 07:37:18
O g1 procurou os responsáveis pelos PATs de Araraquara e Rio Claro e pela Casa do Trabalhador de São Carlos (SP) para entender por que muitas pessoas que se cadastram não são contratadas. PATs têm vagas disponíveis, mas nem sempre candidatos são chamados

Cesar Lopes/PMPA

O Brasil tem quase 12 milhões de desempregados, mas, ao mesmo tempo, os Postos de Atendimento ao Trabalhador dos municípios, os PATs, oferecem centenas de oportunidades todos os dias.

Mas nem sempre vaga e trabalhador dão “match” e a situação acaba gerando frustração e um questionamento de quem busca uma chance: 'por que nunca sou chamado se há vagas disponíveis?'.

O g1 procurou os responsáveis pelos PATs de Araraquara e Rio Claro e pela Casa do Trabalhador de São Carlos (SP) para entender por que muitas pessoas que se cadastram não são contratadas e o motivo de algumas vagas demorarem muito tempo para serem preenchidas.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A reportagem tem 6 pontos principais:

Característica da vaga e falta de retorno das empresas

Validade do currículo

Qualificação e experiência

Conteúdo do currículo, redes sociais e entrevista

Como melhorar suas oportunidades de contratação

Onde buscar vagas na região

1 - Característica da vaga e falta de retorno das empresas

É preciso ressaltar que os PATs são apenas intermediários e encaminham os currículos relacionados às vagas para as empresas. O processo de seleção é feito pela contratante e muitas não dão o retorno de que a vaga foi preenchida.

“Às vezes a empresa demora a dar retorno e até nem avisa, por isso todas as vagas que anunciamos expiram em 30 dias para evitar que fiquemos anunciando vagas que já foram preenchidas”, explicou a coordenadora do PAT de Rio Claro, Renata Cristina Murbach.

Por outro lado, algumas vagas demoram a ser preenchidas por suas próprias características. Em São Carlos, por exemplo, oportunidades em lojas de shopping, açougue e padaria, costumam ficar abertas por causa do horário ou por ser necessário trabalhar aos fins de semana.

oportunidades em lojas de shopping, açougue e padaria, costumam ficar abertas por causa do horário ou por ser necessário trabalhar aos fins de semana.

Divulgação

2 - Validade do currículo

Os currículos deixados no PAT de Rio Claro também tem prazo de validade: 3 meses. Após esse tempo, o candidato precisa atualizá-lo.

Manter o currículo atualizado nos PATs ou na Casa do Trabalhador é importante porque assim que a vaga aparece, os cadastros existentes já são enviados e se houver informações desatualizadas, a contratação pode ser prejudicada.

“Muitas vezes, quando a pessoa manda o currículo a vaga já foi preenchida porque as empresa tem pressa e já utiliza o banco de dados existente”, explicou a secretária Emprego de São Carlos, Danieli Fernanda Favoretto Valenti.

Manter o currículo atualizado nos PATs ou na Casa do Trabalhador é importante

Divulgação/Pitang

3 - Qualificação e experiência

A taxa de desemprego no Brasil ficou no 11,1% no 1Âș trimestre de 2022, o que significa 11,949 milhões de brasileiros buscam por um posto de trabalho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este também é praticamente o mesmo número de analfabetos do país. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação de 2019, 11 milhões de pessoas de 15 anos ou mais não são capazes de ler e escrever nem ao menos um bilhete simples.

Ocorre que a baixa escolaridade é um dos fatores que interferem na contratação. As pessoas ouvidas pelo g1 são unânimes em apontar que as vagas que exigem menos qualificação são as mais rapidamente preenchidas. Por isso, muitas vezes, quando o candidato fica sabendo da vaga, ela já foi encerrada.

Já as vagas que exigem qualificação ou cursos formadores específicos são mais difíceis de serem preenchidas.

“Quanto mais técnica, quanto mais escolaridade, mais demorado é o preenchimento. Já tivemos vagas que chegaram a ficar meses abertas”, afirmou gerente de Qualificação Profissional da Prefeitura de Araraquara, Flávia de Jesus Andrada.

Senac tem cursos de qualificação ao longo do ano todo, alguns com bolsas

Senac/Divulgação

Há o caso de uma grande rede de supermercado da região que contratou cursos para formar os seus atendentes do açougue, devido a dificuldade de contratar esses profissionais, mas as empresas que investem na capacitação e formação de seu quadro de funcionários ainda são a minoria.

Por isso, uma qualificação é um grande passo para a conquista de um emprego. Na construção civil, por exemplo, um setor que tem empregado bastante, mesmo durante a pandemia, os cargos de ajudante são preenchidos rapidamente, enquanto as vagas de serralheiro e eletricista podem ficar abertas por meses.

As prefeituras e o governo do estado, além do Sistema S (Sest/Senat, Sesi e Senac) oferecem diversos cursos de qualificação ao longo do ano todo, alguns com bolsas.

Bolsas no Senac: saiba como concorrer a mais de 4,8 mil vagas em cursos de São Carlos e região

Sest/Senat de Rio Claro abre cursos gratuitos para motoristas, operador de empilhadeira e logística; saiba como se inscrever

A falta de experiência é outro complicador da contratação. Em algumas vagas ela conta mais que a qualificação. Mas as especialistas explicam que experiência não é só aquela que consta da carteira de trabalho. Trabalho voluntário ou atividade autônoma na área pretendida, desde que sejam comprovadas, podem contar como experiência.

“As pessoas costumam desprezar o trabalho voluntário no currículo, ou não colocam que são autônomas, mas isso gera uma experiência”, afirmou Flávia.

Veja no vídeo abaixo como a falta de qualificação dificultam recolocação no mercado de trabalho:

Falta de qualificação e desespero dificultam recolocação no mercado de trabalho

4 - Conteúdo do currículo, redes sociais e entrevista

Há casos em que o candidato tem experiência, tem qualificação, mas não sabe fazer um currículo que desperte o interesse do empregador. Neste caso é preciso ter foco na hora de elaborar o documento.

Currículo para primeiro emprego: veja dicas, como montar e baixe modelos

“O candidato segue a falsa ideia de que tem que colocar somente as três últimas experiências e deixa de colocar experiências anteriores que podem ter mais a ver com a vaga”, alerta Flávia.

Nos dias atuais, o candidato precisa ficar atento ao que posta nas redes sociais. O RH das empresas tem usado dessa ferramenta para coletar mais informações para fazer a avaliação dos candidatos.

“A pessoa tem boa qualificação e experiência, mas comete gafe na rede social. Há casos em que as redes sociais mostram uma realidade totalmente diferente do que está no currículo. O perfil no Linkedin é impecável, no Facebook é um regaço”, compara Flávia.

o candidato precisa ficar atento ao que posta nas redes sociais

Hello I'm Nik / Unsplash

Postagens preconceituosas, violentas ou que pregam valores diferentes aos da empresa contratante podem dar pontos negativos na avaliação para a vaga.

Uma boa comunicação na entrevista é fundamental. É ela que irá comprovar as informações do currículo. De nada adianta se descrever como comunicativo e, na dinâmica, não abrir a boca.

As especialistas também recomendam que é preciso ter postura durante a entrevista. Elas relatam que há casos de atrasos, trabalhadores chegando para a entrevista de boné e chinelo e até faltas.

“É preciso ter comprometimento, a pessoa não tem experiência, mas tem força de vontade e mostra isso na entrevista pode ser um diferencial”, afirma Renata.

Veja no vídeo abaixo dicas de como montar currículo e se comportar na entrevista:

Veja dicas de como montar um currículo e se comportar na entrevista de emprego

A dica de ouro das especialistas para o candidato que busca um emprego é não desanimar, sempre procurar melhorar e diminuir os pontos fracos.

“As pessoas precisam se avaliar. Se não passou na entrevista ou na dinâmica, apurar o que fez com que elas não fossem bem na seleção e mudar isso”, afirma Flávia.

Boa comunicação na entrevista é fundamental

Andrea Piacquadio/Pexels

5 - Como melhorar suas oportunidades de contratação

Coloque suas experiências relacionadas à vaga pretendida, mesmo que elas sejam mais antigas;

Coloque as experiências como autônomo;

Coloque suas experiências voluntárias;

Invista em qualificação;

Tenha sempre um currículo atualizado;

Seja pontual e observe as vestimentas na entrevista;

Procure conhecer a empresa que está oferecendo a vaga;

Não desanime e procure sempre melhorar suas qualificações.

6 - Onde buscar vagas na região

PAT de Araraquara

Rua São Bento , 840 Centro – Tel: (16) 3301-5087.

As vagas são colocadas entre 7h e 8h na página do PAT no Facebook.

O currículo deve ser enviado pelo e-mail currí[email protected] .

O PAT de Araraquara não tem banco de currículos. O candidato deve enviar um currículo para cada vaga que quiser concorrer

PAT de Rio Claro

Rua 6 NÂș 676 - Avs. 9/11 – Centro – Tel: (19) 3524-0504

As vagas são divulgadas no Facebook e no site da prefeitura.

O currículo deve ser enviado para o e-mail: [email protected]

O currículo fica por três meses no banco de dados, após esse período é preciso renová-lo ou ele será retirado.

Casa do Trabalhador de São Carlos

Avenida São Carlos, 1800 - TEL: (16) 3374-1750

As vagas são atualizadas por volta das 11h e das 17h, de segunda a sexta, e podem ser consultadas no site da prefeitura.

O cadastro do candidato fica sempre ativo, mas pede-se que seja sempre atualizado a qualquer mudança de informação, inclusive se já conseguiu emprego.

VÍDEOS: Reveja as reportagens dos telejornais da EPTV

Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023