Calendario IPVA 2024

O Assunto #199: Qual é a hora de afrouxar o isolamento?

Por Redação em 29/05/2020 às 02:23:30

A curva de casos de Covid-19 no Brasil parece mais uma reta em ascensão - o país se aproxima de 26 mil mortes e superou os 400 mil casos. Enquanto isso, várias capitais e Estados inteiros começaram a relaxar as medidas de isolamento social. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com o jornalista Raphael Faraco, da afiliada da TV Globo em Santa Catarina. Faraco lembra o que aconteceu por lá, onde a reabertura do comércio fez o número de casos triplicar em 3 semanas. Participa também o reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallal. Doutor em epidemiologia e coordenador da maior pesquisa sobre a Covid-19 no país, Hallal responde, entre outras perguntas: quais os critérios para começar a afrouxar a quarentena? Existe no Brasil alguma região onde convém fazer isso agora? Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Pouco a pouco, estados e municípios vão apresentando planos e ações concretas para a flexibilização das medidas de isolamento social. O movimento de reabertura da economia já vem sendo realizado em países cujo o pico da pandemia do coronavírus já passou, caso da China, Coreia do Sul, Itália, Espanha e alguns estados norte-americanos. No Brasil, contudo, é um dos poucos lugares onde isso ocorre enquanto a curva de contágio está ascendente.

Santa Catarina foi um dos estados que mais cedo implementou a quarentena e que mais cedo saiu dela. Ao abrir o comércio, em 13 de abril, o estado viu o número de casos de Covid-19 triplicar e o de mortes, dobrar.

Em São Paulo, o governo do Estado anunciou para 1º de junho o começo de uma reabertura escalonada. Dos 645 municípios paulistas, 583 estão nas fases laranja e amarela e poderão flexibilizar progressivamente as atividades econômicas. Na capital, as flexibilizações só começam após aprovação da Prefeitura.

O anúncio não veio em boa hora. Um dia após anúncio de flexibilização, SP registra recorde de 6.382 novos casos de coronavírus em 24 horas e passa de 95 mil confirmações.

Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com o jornalista Raphael Faraco, da afiliada da TV Globo em Santa Catarina. Faraco lembra o que aconteceu por lá, onde a reabertura do comércio fez o número de casos triplicar em 3 semanas. Participa também o reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallal. Doutor em epidemiologia e coordenador da maior pesquisa sobre a Covid-19 no país, Hallal responde, entre outras perguntas: quais os critérios para começar a afrouxar a quarentena? Existe no Brasil alguma região onde convém fazer isso agora?

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Nesta semana: Vivian Souza. Apresentação: Renata Lo Prete.

Logo podcast O Assunto - matéria

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023