Calendario IPVA 2024

Entenda o que são barraginhas, um jeito barato e simples para 'guardar' água da chuva

Por Redação em 22/05/2022 às 09:13:03
Técnica é famosa no município Atílio Vivácqua, no Espírito Santo. Entenda o que são barraginhas, um jeito barato e simples para 'guardar' água da chuva

Como uma forma de minimizar a crise hídrica, as barraginhas já conquistaram agricultores de 15 estados do Brasil, além do Distrito Federal. A estrutura, que nada mais é do que uma bacia escavada no solo para armazenar água da chuva, se tornou uma alternativa simples e eficaz.

Assista a todos os vídeos do Globo Rural

A cidade Atílio Vivácqua, que fica no sul do Espírito Santo, é famosa por ser a que mais tem barraginhas no estado. Nos últimos quatros anos, o município construiu 400 estruturas em diferentes bairros. A meta é chegar a 1.200 até 2024.

Segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Márcio Manon, o interesse pelas barraginhas começou depois que houve um déficit hídrico em 2013. Isso fez com que aumentasse a procura por alternativas que minimizassem o prejuízo.

Barragem subterrânea permite acumular água da chuva o ano todo

Construção

Como regra geral, a construção das barraginhas deve respeitar alguns critérios: não pode ser feita dentro de Área de Preservação Permanente e a declividade do terreno não pode passar de 16%.

A condição do terreno e as características do solo são o que define o tamanho. O diâmetro pode variar de 16 a 30 metros e a profundidade de 1,5 a 1,8 metro.

A construção demora cerca de quatro horas e, dependendo do tamanho, cada barraginha pode segurar de 200 a 400 mil litros de água.

Estudo

A dinâmica da barraginha foi testada e aprovada ao longo do vale do rio Paiol em Sete Lagoas, Minas Gerais. A região funcionou como o grande laboratório do Projeto Barraginhas, na década de 1990.

Durante o teste, foi verificado que o agricultor não deve deixar a barraginha com água por muito tempo, já que sua função é justamente esvaziar para encher novamente com a próxima chuva.

Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.

Vídeos: mais assistidos do Globo Rural

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023