Calendario IPVA 2024

Ceará receberá águas da Transposição do Rio São Francisco em junho

Por Redação em 28/05/2020 às 18:50:38

A conclusão das obras do Eixo Norte permite a integração entre os reservatórios Milagres, em Pernambuco, e Jati, em território cearense. Obras de transposição do Rio São Francisco

Ministério do Desenvolvimento Regional

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou que foram concluídas as obras físicas que garantem a funcionalidade do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). O trecho finalizado possibilita a interligação entre os reservatórios Milagres, em Verdejante, Pernambuco; e Jati, na cidade homônima, no Ceará. Com isso, a previsão é que as águas do São Francisco comecem a chegar a território cearense em junho.

Até o mês de abril restavam 400 metros de um total de 260 quilômetros desta etapa, que vai levar águas até o Ceará e também para os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Atualmente, o reservatório Milagres está em processo de enchimento. Quando cheio, as águas do Rio São Francisco atravessarão a divisa entre Pernambuco e o Ceará e deverão começar a encher a barragem de Jati no mês de junho. A previsão é que, em agosto, sejam iniciados os testes de entrega de água do "Velho Chico" ao Cinturão das Águas do Ceará (CAC), obra executada pelo governo estadual com recursos federais.

Da barragem de Jati, as águas do 'Velho Chico' seguem até o Açude Castanhão, pelo Cinturão das Águas, através do chamado 'eixo emergencial', de 53 quilômetros de extensão, que transportará o recurso hídrico até o Riacho Seco, em Missão Velha, e de lá seguirá pelo Rio Salgado, onde desaguará no Rio Jaguaribe. A expectativa é 4,5 milhões de pessoas sejam abastecidas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ressaltou os esforços que têm sido feitos para garantir a segurança hídrica à população, especialmente no Nordeste. "O acesso à água é um direito universal dos cidadãos. A conclusão desta etapa do Projeto São Francisco é mais um avanço para que o povo cearense possa ter a tranquilidade do acesso à água e mais oportunidades para o desenvolvimento", destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Neste ano, o Governo Federal já aportou recursos que somam R$ 271,5 milhões nos dois Eixos do maior empreendimento hídrico do País. Ao todo, o Pisf está orçado em R$ 10,7 bilhões.

O MDR também informou que as obras necessárias para o avanço das águas do Rio São Francisco entre os reservatórios Jati, no Ceará, e o Caiçara, na Paraíba, também já estão concluídas. Isso permite que o recurso hídrico siga em direção ao estado paraibano e ao Rio Grande do Norte, testando as demais estruturas daquele trecho.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023