Calendario IPVA 2024

Aplausos em solenidade mostram que ataques de Bolsonaro levaram a fortalecimento de Moraes

Por Redação em 20/05/2022 às 09:09:17
A cena rara em uma corte de um tribunal superior em que um ministro é ovacionado, mostra que o presidente Jair Bolsonaro conseguiu o efeito inverso do que esperava: os ataques constantes fortaleceram de forma inédita o ministro Alexandre de Moraes no Judiciário.

Um integrante do Supremo Tribunal Federal observou ao Blog que a escalada de Bolsonaro contra Moraes acabou unindo a cúpula do Judiciário.

Já um ministro do STJ ressaltou que a imagem dos aplausos na solenidade de posse de ministros no Tribunal Superior do Trabalho “aprofundaram esse simbolismo de reação conjunta da Justiça à tentativa de se criar uma nuvem de suspeição nas eleições desse ano.”

Não é de hoje que Bolsonaro tem jogado sua artilharia em Alexandre de Moraes. No ano passado, entrou com impeachment contra o ministro no Senado Federal. O pedido foi rejeitado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Na sequência, em discurso no Sete de Setembro, Bolsonaro disse que não cumpriria decisão de Moraes. Depois, voltou atrás e até falou ao telefone com o ministro do Supremo. Mas esse ano, retomou os ataques apresentando notícia-crime, também rejeitada. E na sequência foi à Procuradoria Geral da República.

Para ministros do Supremo, a tentativa de Bolsonaro é clara: fragilizar Moraes que vai ser o presidente do Tribunal Superior Eleitoral durante a eleição e ao mesmo tempo é o responsável por inquéritos contra Bolsonaro e aliados. Mas as investidas sem limites provocaram um efeito contrário.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023