Calendario IPVA 2024

Sexta-feira 13: como surgiram algumas das lendas relacionadas à essa data

Por Redação em 13/05/2022 às 16:29:33
Para algumas pessoas, esta é só uma data comum. Já para os supersticiosos, a sexta-feira 13 é uma data que carregada de significados. Sexta-feira 13: a história de como surgiu as lendas dessa data

Sexta-feira 13. Para muita gente, é um dia comum como qualquer outro. Para os supersticiosos, é uma data que traz azar. Será mesmo? Como é que surgiu essa história?

Você já deve estar acordado há algumas horas. Mas eu te proponho um desafio de memória: para um pouquinho só e pensa.

Com qual pé você desceu primeiro da cama, hoje?

"Não lembro. tem superstição? tenho. acredita que essa coisa de levantar com o pé esquerdo, pode dar azar? simÂ… às vezes, sim; às vezes, não", disse a ajudante geral Sthefany Nascimento.

Para quem é supersticioso igual a Sthefany, nesta data vale quase tudo para afastar a má sorte. É dia de passar longe de uma escada ou tomar todo cuidado para não quebrar um espelho.

“Já aconteceu alguma vez de quebrar o espelho? já. aí fico rezando pra nada de ruim acontecer. e acredita que depois disso, alguma coisa aconteceu, que cê diz: - oh, pode ter sido por isso? não, acho que não prestei atenção nisso, não. não sei dizer", disse a esteticista animal Pamela Alves.

E de tanto o cinema aterrorizar, usando cemitérios como plano de fundo nas narrativas, como convencer alguém a entrar em um, numa sexta-feira 13? Mas nem nos piores sonhos. Marcelo Gomes, gerente comercial, não vê problema nenhum. Inclusive, respeita demais esse local de silêncio e reflexão.

“É um local protegido, então, eu tenho que pedir licença porque não é a minha casa. Superstição a gente sempre tem, mas acredito que tendo fé, a gente vai em qualquer lugar".

Para muita gente, na sexta-feira 13 é o dia mais amaldiçoado do calendário. É quando, supostamente, tudo pode dar errado. Mas de onde surgiu tanto medo e essa ideia de coisas ruins acontecendo nesta data?

"Essa construção cultural da sexta-feira 13, ela é milenar e ela passa por diversas culturas e aí foi acumulando. As coisas foram sendo acumuladas. Então, assim, o que a gente tem uma conexão astrológica, lá na antiga Babilônia. E a gente quando vai ver ai lá nos gregos, lá na escola pitagórica, você vai ver que essas conjunções que Vênus faz, ele faz um pentagrama no céu, nesse ciclo de Vênus. Isso aí começa lá na antiga suméria e vem caminhando, vem passando. Os gregos quando viram a história do pentagrama, passou a ser um símbolo relacionado à magia, às bruxas, esse tipo de coisa e aí a gente teve a ideia do 13 vem bem depois. Na verdade, a gente tem, vem depois. Existe, primeiro, a carta da morte, depois a gente tem outra tradição que vem. Ligada ao tarô. O número 13, no tarô, está ligado à morte. E não é uma carta necessariamente ruim. A morte fala de fim de ciclo e começo de outro ciclo. Mas, como a gente tem a morte que assusta, então, o 13 foi associado à conotação ruim".

Daí vem a rejeição de muita gente pela sexta-feira 13. Já o esoterismo vai mais a fundo. Para Evani Carrasco, bruxa, a data tem uma simbologia do poder feminino.

"A terra é feminina, a gaia. E 13 ele remonta ao número um número de um couve, o símbolo de mulheres tem 13 mulheres e 13 são as lunações do ano. 13 menstruações no ano. Então, o poder de reprodução, de procriação da mulher, ele se dá através da lua. "É uma data que traz realmente azar?" Não. Depende do que você acredita. Superstição vem de superstício, aquilo que realmente sobra. Se sobra de uma crença. Então, a gente tem ao longo da história, vários acidentes, várias tragédias ocorridas na sexta-feira 13. Aquilo acabou ficando com um peso, com uma egrégora. Quem conta um ponto, aumenta um ponto e aí a egrégora está pronta. Se você acredita nisso, você fortalece essa egrégora", explica.

Crenças, explicações ou teorias à parte, basta pedir proteção, e está tudo certo, como diz a dona de casa Sueli Moreira. "Rezar. Pedir para Deus cuidar da vida da gente, eu acho que é essencial".

Se de repente você ver um gato preto por aí, não vai machucar o bichinho. Ele não tem absolutamente nada a ver com os mistérios e crenças que pairam na sexta-feira 13.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023