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Página que retrata situações do ambiente de trabalho de forma descontraída e debochada chamou a atenção de grandes empresas, que passaram a pagar para anunciar suas vagas de emprego também de forma irreverente. É emprego que você está procurando? Sua vaga pode estar em uma página de humor. Criado em 2017 como uma página de humor corporativo, o perfil 'festa da firma' cresceu durante a pandemia – e passou a dar lucro aos criadores. Atraídas pelo perfil jovem dos seguidores da página, grandes empresas passaram a pagar para anunciar suas vagas de emprego em posts descontraídos e irreverentes, voltados em sua maioria para programas de estágio e trainee.Perfil @festadafirma no InstagramReproduçãoPara os criadores, o perfil está sendo procurado por empresas que querem fugir do formato tradicional de anúncio de vagas e buscam maior engajamento com essa pegada de humor.A página já divulgou ao redor de 1.500 vagas de emprego, que abrangeram cerca de 10% dos posts. Mas há meses em que 40% das publicações são referentes a anúncios de vagas. Entre as empresas que já divulgaram oportunidades no perfil estão Ambev, Oracle e Suzano.“A gente sempre alerta o cliente sobre o algoritmo estar baseado em engajamento, então se eu coloco um post com cara de anúncio de vaga formal, as pessoas não vão curtir nem comentar, e aí automaticamente o Instagram vê que não está gerando esse engajamento e joga esse post lá para baixo. Por isso a importância de ser uma coisa sutil e leve, que converse com o conteúdo da página”, explica um dos criadores da página – eles preferem se manter anônimos.Humor corporativoOs criadores da página trabalham no mundo corporativo e se baseiam nele para compartilhar de forma bem humorada seu dia a dia, perrengues e desabafos. “A essência da página é tornar o mundo corporativo mais leve e agradável. Passar o sentimento de que está todo mundo no mesmo barco. Independente do setor em que as pessoas trabalham, os perrengues são sempre os mesmos”, diz um dos fundadores do perfil. Segredo é dosar publicidade e conteúdoMas os criadores garantem que o objetivo da página não é enchê-la de publicidade.“A pessoa que entra na nossa página quer dar risada, se descontrair, e se colocar muita publicidade acaba perdendo esse engajamento, que sempre foi nosso forte. Por isso a gente conseguiu monetizar essa página desde os 200 mil seguidores, então eu diria que é sempre uma dosagem entre posts engraçados, uma enquete, às vezes um anúncio mais sério e alguns artigos relevantes. Então ela não é só uma forma de descontração, mas acaba também sendo de informação”, diz um dos fundadores.Segundo ele, a página é basicamente composta de 50% de posts engraçados, 20% de anúncios e outros 30% de posts de artigos e reportagens que a equipe considera relevante no mercado de trabalho. Post do perfil do Festa da FirmaReproduçãoDe hobby a um negócio que dá lucroDe acordo com um dos fundadores, a previsão para 2022 é dobrar o faturamento de 2021, quando houve um salto na procura pelas empresas. Em 80% dos casos, são as companhias que procuram a página para anunciar, tanto as vagas de emprego como produtos e serviços. “Mas é um negócio que a gente se diverte fazendo. Por isso a gente se desdobra para fazer porque todo mundo tem os seus respectivos trabalhos, então a gente está com uma jornada dupla, cada um na sua respectiva empresa e tocando também o festa da firma nas horas vagas”, diz.Cada fundador da página é de uma área: tem CEO de startup, engenheiro de obra, especialista de marketing e consultor de multinacional. Essas quatro pessoas cuidam do perfil. Mas o dia a dia da página fica sob a responsabilidade de apenas uma pessoa. O restante faz o apoio no atendimento ao cliente, na parte contábil e financeira, em emissão de nota e em prospecção.Segundo um dos criadores, hoje o faturamento que o perfil no Instagram gera com anunciantes já é superior ao de todos os fundadores em seus respectivos empregos e empresas.“Mas ninguém pensa em abrir mão de seu próprio trabalho, porque hoje em dia a gente sabe que acaba sendo um risco muito grande só ter como frente de negócio uma página de Instagram, porque da noite para o dia pode mudar a plataforma, o algoritmo, pode passar a moda, então a gente não tem pretensão de largar os nossos empregos, até porque eles também servem de fonte de inspiração diária para fazer nossos posts”, afirma.Veja abaixo alguns posts publicados na página:Post do perfil do Festa da FirmaReproduçãoE arremata no comentário: "Não chore no horário comercial", disse a gerente em webinar de gestão do tempo.Post do perfil do Festa da FirmaReproduçãoE arremata no comentário: "Agora é habeas corpus".Post do perfil do Festa da FirmaReproduçãoE arremata com o comentário: "Preciso de um benefício dress code pra comprar roupas novas".Post do perfil do Festa da FirmaReproduçãoE arremata com o comentário: "o pior dos dois mundos".Post do perfil do Festa da FirmaReproduçãoE com o comentário do perfil: "E aí, dar um presentão pro chefe ajuda em algo?" Post do perfil do Festa da FirmaReproduçãoCom o comentário: “Vagas para estágio. Requisitos: 20 anos de experiência na área”.Post do perfil do Festa da FirmaReproduçãoE arremata com o comentário: "Na maior parte das vezes, sem receber o salário dos outros".Post na página Festa da FirmaReproduçãoCom o comentário da página: "Morando no trabalho vc n perde tempo no trânsito eles disseram"