Calendario IPVA 2024

Governo foi avisado que STF manterá inelegibilidade de Daniel Silveira

Por Redação em 03/05/2022 às 11:46:22
Interlocutores do presidente Jair Bolsonaro foram avisados por ministros do Supremo Tribunal Federal que a corte vai manter a inelegibilidade do deputado Daniel Silveira. O parlamentar foi condenado pelo STF por atos antidemocráticos a uma pena de prisão de oito anos e nove meses em regime fechado, perda dos direitos políticos e cassação do seu mandato.

Logo depois da condenação, o presidente da República baixou um decreto perdoando a pena de prisão aplicada ao deputado bolsonarista, elevando ainda mais a tensão entre Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Nos últimos dias, interlocutores do presidente se reuniram com ministros do STF para tentar acalmar o clima entre os dois Poderes.

Nestas conversas, os aliados de Bolsonaro defenderam a constitucionalidade do decreto presidencial e reclamaram do inquérito das "fake news". Do seu lado, magistrados informaram aos interlocutores do Palácio do Planalto que não há possibilidade de o deputado Daniel Silveira disputar as eleições deste ano, porque o decreto presidencial não atinge a inelegibilidade do parlamentar.

Entre interlocutores de ministros do STF, a avaliação é que a melhor saída para a nova crise entre Executivo e Judiciário é que o decreto presidencial seja considerado constitucional, o deputado fique inelegível e a palavra final sobre a cassação do mandato de Daniel Silveira fique com a Câmara dos Deputados.

A avaliação da constitucionalidade do decreto presidencial não deve, porém, ir a julgamento no plenário nos próximos meses. Ministros defendem que isso ocorra mais para o final do ano. Até lá, o decreto estaria em vigor, com o deputado se livrando da prisão, mas ficando inelegível nas eleições deste ano.

Nas últimas semanas, ministros do STF jantaram com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, para tratar da crise. O jantar, revelado pela Folha, foi na casa do ministros Dias Toffoli e do qual participaram também Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Além do jantar, o senador Flávio Bolsonaro se encontrou com o ministro Gilmar Mendes. Além dessas reuniões, ministros do governo Bolsonaro também conversaram com integrantes da Suprema Corte.

Nesta terça-feira (03), o presidente do STF, Luiz Fux, vai se encontrar com Rodrigo Pacheco e com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. O ministro recentemente divulgou uma nota dura criticando declarações do ministro Luís Roberto Barroso, nas quais afirmou que as Forças Armadas estavam sendo orientadas a questionar a segurança do sistema eleitoral brasileiro.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023