Calendario IPVA 2024

Justiça recebe a denĂșncia e torna rĂ©u vereador que sacou arma e apontou para colega durante sessão em MT

Por Redação em 29/04/2022 às 21:00:10
Juiz não acatou pedido de prisão domiciliar feito pela defesa do vereador. Vereador ameaça o outro com arma na Câmara de Querência (MT)

Reprodução

A Vara Única de Querência, a 912 km de Cuiabá, recebeu a denúncia e tornou réu o vereador Neiriberto Martins da Silva Erthal (PSC), de 46 anos, por ter sacado uma arma e apontado para um outro parlamentar em sessão plenária do dia 21 de março de 2022.

O vereador foi preso preventivamente e teve o relaxamento da prisão negado pela Justiça na última segunda-feira (25).

Compartilhar no WhatsApp

Compartilhar no Telegram

Toda ação do vereador foi gravada por câmeras de monitoramento da Câmara Municipal de Querência.

O vídeo mostra o momento em que Neiriberto começa a ficar nervoso e discute com outro parlamentar e depois saca a arma.

Vereador Neiriberto Martins do município de Querência

Reprodução

Ao negar o pedido de prisão domiciliar do vereador, o juiz Thalles Nobrega Rezende Miranda de Brito destacou que, em liberdade, o parlamentar potencializará o temor da vítima e testemunhas do caso, em especial porque ainda pode estar na posse da arma.

O magistrado acrescentou, como exemplo do temor na Câmara, o depoimento de outros vereadores e uma advogada do Legislativo.

"Por óbvio, entendemos que a prisão é excepcional, mas também verificamos que os indícios coletados na sede policial apontam a subsistência dos requisitos legais, o que pode ser reanalisado mediante alteração fática, a exemplo de início da instrução processual", disse o magistrado na decisão.

O vereador foi preso no dia 23 de março, em Cuiabá.

Crime gravado

Vereador saca arma para outro em Querência

Reprodução

O vídeo de um trecho da sessão mostra o momento em que Neiriberto começa a ficar nervoso e discute com outro vereador. Em seguida, ele diz "O trabalho aqui é feito e é organizado. Vossa excelência, seja homem e assuma...", o parlamentar não conclui a frase e levanta da cadeira para ir até o outro vereador.

Segundo a polícia, esse é o momento em que Neiriberto foi até Edmar e deu um soco nele.

Em seguida, Neiriberto e desequilibrou e caiu no chão, momento em que Edmar o agrediu. A equipe da Policia Militar interveio, para conter a briga, e quando afastava Neiriberto do local, o parlamentar sacou uma arma e fez ameaças contra Edmar.

O militar conseguiu conter o vereador e levá-lo para outra sala, e quando percebeu que o suspeito estava com arma em punho, conduziu o vereador Edmar para o abrigo atrás da bancada e posteriormente para fora do plenário.

Ele foi conduzido à delegacia, mas não foi preso em flagrante.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania