Aliada de Bolsonaro, cúpula do Centrão rejeita críticas às urnas e espera que presidente pare

Por Redação em 29/04/2022 às 11:59:48
Valdo Cruz: Aliados temem que Bolsonaro passe dos limites em críticas às eleições

Aliada do governo, a cúpula do Centrão rejeita as críticas do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas e espera que ele pare com esse tipo de discurso. A avaliação é que o comportamento desgasta a imagem do próprio Bolsonaro em uma parcela do eleitorado que ele ainda precisa atrair.

A mensagem divulgada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendendo o sistema eleitoral, faz parte dos sinais que o Centrão tem enviado ao presidente de que, neste tema, o grupo não está ao lado dele.

"O processo eleitoral brasileiro é uma referência. Pensar diferente é colocar em dúvida a legitimidade de todos nós, eleitos, em todas as esferas. Vamos seguir – sem tensionamentos – para as eleições livres e transparentes", disse Lira nas redes sociais.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), publicou mensagem semelhante.

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), que tem liderado todo o trabalho de defesa da gestão presidencial visando a eleição deste ano, também não concorda com esse tipo de crítica em relação ao sistema eleitoral. Nos bastidores, ele costuma dizer que o presidente acaba perdendo com esse tipo de discurso.

Arthur Lira e Ciro Nogueira esperam que Bolsonaro pare com esse tipo de discurso. Aliados do presidente destacam que duvidar do sistema eleitoral apenas fortalece a posição do presidente junto a um eleitorado que vai com ele até o fim. Ou seja, não soma nada em termos de votos para ele na eleição.

Por outro lado, o discurso afugenta eleitores que até estão dispostos a votar em Bolsonaro, mas podem mudar de ideia diante de falas do presidente colocando em dúvida o sistema eleitoral, gerando a leitura de que ele pode não aceitar um resultado que não lhe seja favorável nas eleições deste ano.

Nos últimos dias, senadores como Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL), Marcelo Castro (MDB-PI), Eduardo Braga (MDB-AM) e Simone Tebet (MDB-MS) tiveram reuniões com ministros do Supremo Tribunal Federal para prestar solidariedade ao Supremo neste momento de embate com o presidente Bolsonaro.

Eles se reuniram ainda com Rodrigo Pacheco para discutir o projeto que será apresentado em breve. Desde o início, o presidente do Senado defendeu a necessidade de se regulamentar a concessão da graça do perdão, o indulto individual, para evitar que uma nova crise como atual ocorra novamente. A ideia é, por exemplo, não permitir o indulto individual para crimes cometidos contra a ordem institucional e contra a democracia.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023