Calendario IPVA 2024

MT registrou 29 acidentes de trabalho por dia em 2021, diz MPT

Por Redação em 28/04/2022 às 08:58:02
Além disso, foram registradas 101 mortes decorrentes do trabalho. Mato Grosso registrou 29 acidentes de trabalho por dia, em 2021

Divulgação

Mato Grosso registrou 29 acidentes de trabalho por dia no ano passado, conforme um levantamento realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (27).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

De acordo com a pesquisa, o estado registrou um acidente com morte a cada três dias em 2021. No total, foram 10,6 mil acidentes no trabalho em Mato Grosso e 101 mortes.

Entre as cidades que notificaram mais acidentes estão:

Cuiabá - 1.725 acidentes

Rondonópolis - 769 acidentes

Sinop - 713 acidentes acidentes

Tangará da Serra - 550

Várzea Grande - 514 acidentes

No ranking nacional dos estados que mais contabilizaram comunicações por acidentes de trabalho no ano passado, Mato Grosso ocupa a 11ª posição.

Em relação aos benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o número chegou a 2,4 mil, o dobro em relação a 2020, quando foram registrados 1,2 mil pedidos aprovados.

Também foram concedidas 113 aposentadorias por invalidez, totalizando R$ 157,8 milhões em gastos com auxílio-acidente, pensão por morte por acidente de trabalho, aposentadoria por invalidez e auxílio-doença por acidente do trabalho.

Dentre os setores com mais notificações estão o de abate de gado, 10%; cultivo de soja, 8%; atividades de atendimento hospitalar, 5%; abate de suínos, aves e pequenos animais, 5% e administração pública em geral, 5%.

Em relação ao perfil das pessoas acidentadas, a maioria são homens da faixa etária entre 18 e 24 anos e de 25 e 29 anos. Foram 1.708 e 1.371 casos, respectivamente. As lesões mais frequentes são fraturas e corte e laceração.

Segundo o Ministério Público, para que as empresas forneçam equipamentos de proteção individual (EPIs), é preciso ter um estudo para saber se o material é adequado para cada tipo de trabalho.

Em Mato Grosso, dentre os grupos de agentes causadores mais frequentemente de acidentes de trabalho, 17% são de máquinas e equipamentos. Na sequência estão agentes biológicos, com 16% dos acidentes e veículo de transporte, com 12%.

Para auxiliar os trabalhadores que sofreram algum acidente, são disponibilizados um canal de comunicações de acidentes de trabalho (CATs) no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan).

No CAT, o documento é necessário para que o trabalhador acidentado ou vítima de alguma doença do trabalho receba amparo da Previdência Social e para que sejam geradas estatísticas de acidentes de trabalho e dados para controle epidemiológico.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023