Calendario IPVA 2024

Coronavírus: Startup produz equipamento de proteção para doar a profissionais da saúde do RN

Por Redação em 25/03/2020 às 17:01:27

Empresa Void 3D produziu 170 unidades entre a segunda (23) e a terça-feira (24) e a expectativa é de fechar esta quarta-feira com 250 protetores prontos. Empresa Void #d está produzindo protetores faciais para doar a unidades hospitalares do RN

Assessoria de Imprensa/IMD

Uma startup potiguar está produzindo protetores faciais em impressoras 3D para doar a unidades hospitalares do Rio Grande do Norte. O equipamento será usado por profissionais de saúde, como forma de proteção ao novo coronavírus. A Void 3D, empresa incubada no Instituto Metrópole Digital da UFRN, produziu 170 unidades entre a segunda (23) e a terça-feira (24) e a expectativa é de fechar esta quarta-feira com 250 protetores prontos.

MAPA DO CORONAVÍRUS: as cidades com infectados e o avanço dos casos

Acompanhe as notícias sobre coronavírus no RN em tempo real

Veja mudanças no funcionamento de órgãos públicos e outros serviços no RN

O projeto é financiado por uma vaquinha virtual e a quantidade de protetores faciais produzida vai depender do dinheiro arrecadado. De acordo com Arthur Andrade, diretor da Void 3D, a primeira doação deve acontecer no Hospital Giselda Trigueiro, referência em infectologia no estado, até a sexta-feira (27).

O Instituto de Medicina Tropical da UFRN, que está realizando os testes de confirmação do Covid-19, também vai receber unidades, assim como o hospital Promater, que está auxiliando no projeto. Em seguida, mais unidades serão indicadas para doação.

Arthur Andrade conta que a iniciativa de doação dos equipamentos de proteção individual surgiu na República Tcheca. Uma empresa local produziu os protetores e deixou o projeto aberto na internet, para quem quisesse replicar.

"Conversamos e decidimos fazer aqui. Abrimos a vaquinha virtual no domingo (22) e de cara recebemos muitas doações. Então começamos a produção na segunda, com recursos próprios", conta Andrade. Ele explica que, como o dinheiro da vaquinha só sai quando ela é encerrada, a Void 3D está investindo recursos próprios para reaver o valor depois.

Ainda segundo Arthur Andrade, além dos protetores faciais, a equipe da Void 3D iniciou pesquisas para desenvolver outros tipos de máscaras e também respiradores mecânicos. "Estamos em fase de testes", afirma.

Initial plugin text

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023