Calendario IPVA 2024

Eleições 2022: os pré-candidatos ao Senado por Pernambuco

Por Redação em 24/04/2022 às 16:23:42
Primeiro turno do pleito será em 2 de outubro. Convenções que definem candidatos vão de 20 de julho a 5 de agosto. Plenário do Senado, em Brasília

Jefferson Rudy/Agência Senado

O primeiro turno da eleição está marcado para 2 de outubro de 2022. No Senado, cada estado tem três parlamentares no cargo e, neste ano, a votação será para eleger somente um. Em Pernambuco, encerra-se o mandato de Fernando Bezerra Coelho (MDB), eleito em 2014.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Diferentemente da Câmara dos Deputados, os mandatos no Senado têm oito anos de duração. Mas as eleições para a casa também ocorrem de quatro em quatro anos, alternadamente para eleger um e dois parlamentares.

A cada pleito, o Senado renova, alternadamente, um terço e dois terços dos 81 assentos. Serão ao menos oito novos senadores neste ano, em todo o Brasil.

Além de Fernando Bezerra Coelho, atualmente, Pernambuco tem no Senado Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB).

LEIA TAMBÉM

Saiba quem são os pré-candidatos ao governo de PE

Saiba quem são os os pré-candidatos à Presidência da República

O prazo para que os partidos realizem convenções partidárias e decidam seus candidatos aos governos estaduais, ao Senado e à Câmara ocorre começa em 20 de julho e termina em 15 de agosto.

Entretanto, em Pernambuco, algumas legendas já anunciaram pré-candidatos ao pleito. O período para propaganda eleitoral só começa em 16 de agosto. Só a partir dessa data é permitido fazer comícios, distribuir material gráfico, fazer caminhadas ou propagandas na internet.

Confira a lista de quem, até aqui, é pré-candidato ao Senado (em ordem alfabética):

Eugênia Lima (PSOL)

Eugênia Lima (PSOL) é pré-candidata ao Senado por Pernambuco

Reprodução/TV Globo

Perfil: Formada em direito pela Universidade Católica de Pernambuco e mestre em desenvolvimento urbano pela Universidade Federal de Pernambuco, ela tem 38 anos e é presidente do PSOL em Olinda.

Lançamento: A pré-candidatura foi oficializada em 22 de janeiro, depois de uma conferência eleitoral realizada pela internet.

Gilson Machado Neto (PL)

Gilson Machado Neto foi anunciado por Bolsonaro como pré-candidato ao Senado em Pernambuco

Reprodução/TV Globo

Perfil: Ele deixou no dia 31 de março o cargo de ministro do Turismo. Ocupava o ministério desde dezembro de 2020 e, antes disso, foi presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Aos 53 anos, foi anunciado como pré-candidato ao Senado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lançamento: A pré-candidatura foi lançada no dia 6 de abril, em evento do partido realizado num hotel em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania