Calendario IPVA 2024

Chuva de meteoros é registrada em Patos de Minas; saiba como ver o pico do fenômeno

Por Redação em 22/04/2022 às 17:33:23
Chuva de meteoros Lyrids atingirá ponto máximo na noite desta sexta (22) e início da madrugada de sábado (23); 6 câmeras do Observatório IDS registraram 30 corpos celestes em 12h. Chuva de meteoros Líridas é registrada por observatório de Patos de Minas

Seis câmeras (veja no vídeo acima) do Observatório IDS, em Patos de Minas no Alto Paranaíba, registraram cerca de 30 meteoros nas madrugadas de quinta (21) e sexta-feira (22). O fenômeno faz parte da chuva de meteoros Lyrids ou Líridas que ocorre desde o último dia 15 e atingirá seu pico na noite desta sexta-feira (22) e início da madrugada de sábado (23). O evento espacial poderá ser visto em todo o Brasil até o dia 30 deste mês.

De acordo com Ivan Soares, responsável pelo IDS, a chuva é considerada de média intensidade, mas os meteoros são brilhantes.

"O melhor horário para observação é nas madrugadas de céu claro. Para isso, basta procurar um local livre de poluição luminosa e de nebulosidade, como as áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos".

Soares ainda ressalta que não se deve usar iluminação artificial, porque ela atrapalha a visão dos meteoros no escuro. "No caso da chuva Líridas, os meteoros irradiam da constelação de Lira, mas podem ser vistos em qualquer parte do céu. Para localizar a constelação, a sugestão é usar aplicativos, como Sky View e Carta Celeste, entre outros", completou.

Chuva de meteoros Lyrids

Segundo o Observatório Nacional, todos os anos, no final do mês de abril, o planeta Terra passa pelo rastro empoeirado do Cometa Tatcher e, desta passagem, resulta a chuva de meteoros chamada Lyrids ou Líridas, por estar localizada na direção da constelação de Lyra. Até o fim de abril, o planeta estará passando pela região do espaço onde estão os detritos do cometa. Durante o pico, que ocorrerá na noite do dia 22 para 23 de abril, será possível visualizar até 18 meteoros por hora, em condições ideais de visualização.

Segundo o astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador do EXOSS – projeto brasileiro de pesquisas de meteoros com colaboração do ON, neste ano, a lua com cerca de 67% de iluminação vai atrapalhar a visibilidade dos meteoros menos brilhantes desta chuva.

O ON ainda informou que o melhor horário para ver a chuva de meteoros é a partir de 1h da manhã, no horário de Brasília, quando estará em uma boa altura em relação ao horizonte. As regiões Norte e Nordeste terão uma visão privilegiada.

Para observar a chuva de meteoros Lyrids, o ON orienta que é preciso estar em local de baixa poluição luminosa e olhar na direção norte. Para facilitar a orientação, o observador pode direcionar o braço direito para o local onde o sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o sol se põe (o oeste), assim ele estará de frente para o norte.

Meteoros também foram registrados em janeiro e março

O mesmo observatório mineiro já flagrou, ao menos, outros dois fenômenos vistos naquela região e também no Triângulo Mineiro apenas em 2022. No dia 14 de janeiro, moradores de Uberlândia, Patos de Minas, Nova Ponte, Santa Juliana, Pedrinópolis e Perdizes relataram terem visto um rastro de luz no céu seguido de um estrondo. Relembre no vídeo abaixo.

Na ocasião, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) calculou que o corpo celeste cruzou o céu a mais de 43 mil km e desapareceu a 18,3 km de altitude entre os municípios de Perdizes e Araxá.

Reveja o meteoro que causou explosão ao entrar na atmosfera em 14 de janeiro de 2022.

Já no dia 26 de março, o IDS fez o registro de outro meteoro nos céus da região, este foi visto por moradores de Patos de Minas, Tiros, Abaeté, Cedro do Abaeté, São Gotardo, Rio Paranaíba e Carmo do Paranaíba. Confira no vídeo abaixo.

Meteoro é flagrado por observatório em Patos de Minas

Curiosidade

Com tanta chuva de meteoro, há chances de encontrar algum meteorito que tenha chegado até o solo. E você sabe o que fazer se encontrar algum? Diante dessa possibilidade, surgem algumas questões: ele pode ser tóxico? Um meteorito pode atingir alguém aqui na Terra? É ilegal guardar? Posso lavá-lo? E vendê-lo? O docente de geologia, Felix Nannini respondeu diversas perguntas sobre o assunto e você pode conferir na reportagem abaixo:

Olhe para cima: e se eu encontrar um meteorito? Fenômeno volta a ser visto no céu de MG; professor da UFU dá dicas e fala curiosidades

O que são meteoros e chuvas de meteoros?

Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido à ablação com a atmosfera terrestre e ao contato com moléculas de oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de “estrela cadente”.

Uma chuva de meteoros ocorre quando vários meteoros passam pelo céu noturno partindo aparentemente de um mesmo ponto: o radiante. No caso das Líridas o radiante está na constelação da Lira.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023