Frango brasileiro vira assunto em debate na corrida presidencial francesa

Por Redação em 20/04/2022 às 19:01:43
Candidatos à presidência da França lembraram do acordo entre Mercosul e União Europeia que garante a exportação de 180 mil toneladas da ave. Tema foi polêmico em 2019, por método de produção brasileiro não ser conforme as leis europeias. Frango brasileiro vira assunto no debate da corrida presidencial francesa

Reuters

O frango brasileiro virou assunto no debate entre os candidatos à presidência da França nesta quarta-feira (20). Ambos os candidatos apontaram que são contra a exportação do produto pelo acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que garante o embarque de 180 mil toneladas da ave do primeiro para o segundo bloco.

O assunto foi inserido no debate após a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, listar alguns pontos da União Europeia aos quais ela se opõe. Em seguida, o presidente francês, Emmanuel Macron, ressaltou que, na época da discussão do acordo, a França também se posicionou contra.

O atual presidente declarou que os franceses defenderam que as mesmas exigências feitas aos produtores locais fossem demandadas dos exportadores e que o Brasil não seguia algumas dessas regras, como a "falta de comprometimento" com o acordo de Paris - tratado mundial que visa reduzir o aquecimento global -, a biodiversidade e as acusações de desmatamento.

Leia também:

Preço do etanol sobe 4,5% em 1 semana; saiba o que aconteceu e o que esperar

Por que o leite e derivados estão mais caros? Entenda

Preço do tomate quase dobra em 1 ano; veja por que e se vai continuar caro

O acordo citado na discussão foi feito em 2019, no período, agricultores, ambientalistas e políticos do país, incluindo Macron, fizeram manifestações em oposição, principalmente, por causa da produção brasileira.

Na época, estes grupos declararam que o Brasil não cumpre as mesmas exigências sanitárias, trabalhistas e ambientais impostas a produtores da Europa e que, por isso, os sul-americanos têm preços "incomparáveis" aos dos europeus.

Estes fatores criariam, na visão deles, uma "concorrência desleal" e que consumidores do bloco também seriam "enganados" ao comprar produtos agrícolas do Mercosul.

Nas redes sociais, a população francesa achou cômico o assunto ter sido levantado no debate presidencial, transformando o frango brasileiro em meme.

Uma usuária disse "o frango do Brasil indignado".

Frango brasileiro vira meme na frança

Reprodução / Twitter

"O momento em que o frango brasileiro apareceu no debate", postou outro perfil.

Frango brasileiro é citado em debate francês

Reprodução / Twitter

Assista:

"Paraíso das vacas" é ameaçado por tremores de terra nos Açores

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023