Calendario IPVA 2024

Fantástico visita escolas de samba do RJ e SP e revela surpresas para a volta dos desfiles de carnaval

Por Redação em 17/04/2022 às 21:58:03
Carnavalescos fazem mistério no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas Maju Coutinho foi dar uma espiadinha no que as escolas estão preparando. E adianta alguns segredinhos da aguardada festa. Fantástico visita escolas de samba do RJ e SP e revela surpresas para a volta dos desfiles de carnaval

Demorou, mas está chegando a hora de as escolas de samba mostrarem toda a criatividade que ficou dois anos trancada dentro de um barracão. No Rio e em São Paulo, os carnavalescos fazem mistério, mas Maju Coutinho foi dar uma espiadinha para o Fantástico, que vai adiantar alguns segredinhos dessa tão aguardada festa.

A Cidade do Samba no Rio de Janeiro. São 95 mil metros quadrados onde se escondem todos os segredos das 12 escolas de samba do Grupo Especial. Antes de o espetáculo começar, o acesso no local é restrito, só que o Fantástico quebrou essa regra, para destrancar as sete chaves e revelar alguns dos segredinhos dos desfiles de 2022.

. Tudo sobre o carnaval 2022

No barracão da Portela, o enredo é visível logo na entrada: Baobá. Responsável pelo carro, Sheila Batista diz o que ele representa:

“O Baobá representa a árvore da vida, né?”, resume Sheila, única mulher do carnaval do Rio a trabalhar com forração de grandes esculturas como a do Baobá que a Portela vai levar para o Sambódromo. “Eu via só homens fazendo e mulheres geralmente na bancada, fazendo pequenos adereços de mesa. Eu via os meninos fazendo a forração e falei: "Gente, eu quero isso para mim".”

E o Fantástico também conseguiu acesso a outra área cheia de mistérios, normalmente, só revelados durante os desfiles...

“Pô, Fantástico, qual é! vai estragar a surpresa?”, brinca um integrante da São Clemente chamado... Dona Hermínia!? É porque o humorista Paulo Gustavo, que morreu de Covid em 2021, vai ser o homenageado da escola, com o enredo “Minha vida é uma peça”.

A Paraíso do Tuiuti, como a maior parte das escolas do Grupo Especial este ano, vai levar para a Marquês de Sapucaí as histórias de luta, sabedoria e resistência negra.

Maju: Tem gente que todo ano leva para a avenida uma surpresinha. Paulo Barros, qual é a sua surpresa este ano?

Paulo Barros: Maju, me perdoa. Depois de dois anos guardando segredo, você acha que eu vou contar alguma coisa?

Com jeitinho, o carnavalesco acabou contando...

“A gente tem aqui o Wakanda, de um dos filmes mais premiados filmes de Hollywood. E que tinha um elenco totalmente negro. Um filme belíssimo, e a gente faz essa homenagem a todos esses atores, no mundo de Wakanda”, revela Paulo Barros, referindo-se ao longa da Marvel Studios “Pantera Negra”.

Mas essa história de segredo é tão séria que alguns integrantes saem da quadra do barracão e vão a outro lugar para que ninguém saiba o que eles estão preparando.

A Beija-Flor pretende empretecer o pensamento do público e levar um pedacinho da praia para a Sapucaí.

“É o resultado de uma pesquisa que a gente vem fazendo durante dois anos. Baseado nesse apagamento cultural, que é uma coisa que o povo preto vem sofrendo há muito tempo. Desde a época em que nós chegamos aqui na costa, e todas as nossas histórias e a nossa cultura, dos nossos antepassados, estão sendo apagados”, conta o diretor artístico assistente da escola, Marcio Vieira.

E o Fantástico descobriu um segredo fofo do carnaval de São Paulo: uma senhora que tem um trabalho social importante, distribuindo pães para quem tem fome, vai interpretar Clementina de Jesus, homenageada da Mocidade Alegre.

“Conheci um pouco da Clementina de Jesus na minha infância, no tempo do rádio, né? Quando se ouvia as músicas dela. A minha mãe cantava muito algumas músicas da Clementina, e hoje eu posso dizer que sinto aqui tanto a presença da minha mãe quanta a presença dela”, disse Maria Paulina Avelino Marques da Silva, de 70 anos, conhecida como Vovó Tutu.

A Mocidade Independente de Padre Miguel vai reverenciar, no desfile do Rio, o orixá da caça e padroeiro da escola: Oxóssi. Em homenagem à divindade, os integrantes da bateria toparam raspar a cabeça. Inclusive a rainha da bateria, Giovana Angélica...

Assista à reportagem completa, no vídeo acima, para ver imagens exclusivas e saber mais segredos das escolas de samba no carnaval do Rio e de São Paulo.

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no G1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023